Professor Luciano dos Santos é reeleito diretor-geral do Câmpus Inhumas
Resultado final das eleições foi homologado ontem, 28 de junho, pelo Conselho Superior do IFG
O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Goiás (IFG) homologou ontem, 28 de junho, o resultado do processo eleitoral para o cargo de reitor e diretor-geral dos 14 câmpus da Instituição. O professor Luciano dos Santos (candidato único) foi reeleito diretor-geral do Câmpus Inhumas. A professora e atual pró-reitora de Ensino do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, foi eleita para o cargo de reitora da Instituição. Ela disputou o segundo turno com a professora do Câmpus Goiânia, Fabiane Costa Oliveira.
O professor Luciano é bacharel e licenciado em História, mestre em História (Culturas, Fronteiras e Identidades) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em Ciências (História Social) pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência de 21 anos na área de Educação, com atuação em escolas das redes pública e privada de Goiânia e cidades do interior de Goiás. Em 2007, ingressou como professor no IFG-Câmpus Inhumas.
Desafios
No dia 1º de novembro de 2017, o professor foi empossado para sua primeira gestão à frente do câmpus. Para o próximo mandato, que deve começar em outubro, ele destaca que um dos maiores desafios será a reversão da situação orçamentária do Câmpus Inhumas e do IFG. "Sem repasses adequados de recursos para a Rede Federal, nossa atuação no ensino, na pesquisa e na extensão fica seriamente comprometida e cria o risco de termos ações completamente inviabilizadas. Neste cenário, a conclusão e construção de obras importantes para nosso câmpus (auditório, refeitório, ginásio, entre outras), e mesmo a manutenção das instalações existentes, ficaram severamente difíceis de serem realizadas", afirma.
O professor Luciano destaca que a gestão tem como prioridade continuar a desenvolver ações que se pautem no diálogo, na construção coletiva e que busquem a humanização das relações. "É muito importante consolidar um modelo de gestão-democrático-
Diálogo
De acordo com o diretor-geral reeleito, também serão priorizadas ações que reflitam na permanência e êxito estudantil, em melhorias nas condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão se fortaleçam no sentido de sua integração, assim como na consolidação do ensino médio integrado. "É também uma prioridade dar continuidade ao diálogo com os estudantes e suas representações ao longo dos próximos quatros anos. Há necessidade de ampliar o debate e as ações que resultem no avanço da inclusão, das questões de gênero e étnico-racial em nossa instituição."
Para o diretor, também é preciso continuar a construção de um ambiente saudável, de respeito, convivência social e profissional entre os servidores. "Precisamos ampliar os momentos e condições para a formação continuada, e ter como prioridade a valorização e o reconhecimento das atividades e contribuições dos nossos servidores para o enfrentamento das dificuldades do câmpus", explica.
Obras
Em relação à estrutura física do câmpus, o professor cita outros projetos. "Embora seja um desafio, queremos nestes quatro anos concluir a obra do auditório, melhorar a acessibilidade, ampliar o espaço da biblioteca, realizar melhorias na estrutura dos laboratórios, melhorar a estrutura da quadra poliesportiva, criar espaço de convivência e alimentação para os estudantes e construir o restaurante estudantil, além de realizar reformas nas instalações do câmpus", enumera o diretor.
Outro ponto que continuará com destaque, segundo ele, é a relação com a comunidade externa. "Por meio de ações, projetos e parcerias, desejamos continuar contribuindo com o desenvolvimento social, econômico, científico, tecnológico e educacional de Inhumas e região", destaca o professor Luciano.
Confira a Resolução publicada pelo Consup com a homologação do resultado das Eleições do IFG.
Acesse a página das Eleições 2021 e confira todos os documentos publicados pela Comissão Eleitoral Central.
Redes Sociais