Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Gepex realiza roda de conversas sobre projetos de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Gepex realiza roda de conversas sobre projetos de Iniciação Científica

Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 11h43 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 09h22

Objetivo da ação é incentivar a participação dos estudantes nos editais que estão com inscrições abertas

Participar de um projeto de Iniciação Científica e Tecnológica é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do pensamento científico e criativo, pois estimula o estudante na busca de respostas para o problema. Tal habilidade é uma competência exigida não só no meio acadêmico, como também no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Itumbiara está realizando rodas de conversas para incentivar os estudantes a participarem dos projetos de iniciação científica e esclarecer dúvidas sobre os editais dos processos seletivos do IFG.

As vagas dos editais que estão com inscrições são divididas entre os programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af); Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/PIBITI/Af), sendo que entre essas há vagas específicas para estudantes que ingressaram no IFG por meio do sistema de reserva de vagas. A gerente da Gepex, profa. Blyeny Hatalita Pereira Alves, destaca que o candidato interessado em participar dessa seleção deverá ter o currículo lattes atualizado, possuir conta corrente para receber o valor da bolsa e, caso seja menor de idade, ter autorização dos pais para participar. Também não é permitido que o estudante tenha vínculo empregatício.

Outra orientação é para que os candidatos entre em contato com os professores participantes de um dos núcleos de pesquisa já existentes no Câmpus Itumbiara, buscando informações sobre os projetos de iniciação científica e tecnológica em andamento. Os núcleos do Câmpus Itumbiara: NuPEPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais; NUPEQUI - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Química de Goiás; NuPSE - Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia e NuPSOL - Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Fontes Renováveis de Energia. Saiba mais sobre eles aqui: https://www.ifg.edu.br/itumbiara/campus/pesquisa/nucleos-de-pesquisa 

 

Bolsa

O valor das bolsas PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITI-Af é de R$ 400,00 mensais, conforme fixado  pelo CNPq, com vigência de 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022). Para o PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af o valor é de R$ 100,00 mensais, também com vigência de 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022).

 

Participação

As inscrições dos estudantes devem ser feitas pelos orientadores, exclusivamente por meio do módulo Pesquisa SUAP. As inscrições se dão pela submissão dos projetos de pesquisa cujas execuções são de responsabilidade dos estudantes sob a orientação dos orientadores que propõem os projetos.

Cada orientador pode se inscrever em até quatro projetos de pesquisa em cada um dos programas. Cada projeto de pesquisa poderá prever a participação de no máximo quatro estudantes, dos quais apenas um poderá ser bolsista (os demais deverão atuar como voluntários).

 

Última roda de conversa

Para quem não conseguiu participar das rodas de conversa de ontem, hoje, dia 02 de junho, será a última. A atividade acontecerá às 18h30, e para participar é preciso se inscrever via Sugep. O link da sala virtual será enviado 20 minutos antes do início do encontro. Veja aqui as orientações para se inscrever.

 

Contato

Para mais informações e esclarecimentos, o estudante pode entrar em contato com a Gepex por e-mail: gepex.itumbiara@ifg.edu.br

 

Confira os editais:
PIBIC/PIBIC-Af
PIBICTI/PIBITI-Af
PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página