IFG abre inscrições para mestrado acadêmico em Educação
Curso será ofertado no Câmpus Goiânia, com 15 vagas em duas linhas de pesquisa distintas
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) abriu na sexta-feira, 27, as inscrições para a seleção de candidatos para o Mestrado Acadêmico em Educação, a ser ofertado no Câmpus Goiânia, a partir de 2022. As inscrições devem ser feitas, até 20 de setembro, exclusivamente on-line no seguinte endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao. É o primeiro mestrado acadêmico do Instituto Federal de Goiás (IFG), que se soma aos mestrados profissionais já em funcionamento.
Podem se inscrever candidatos portadores de diploma de curso de graduação nacional e estrangeiro, oficialmente reconhecido, ou que concluirão o curso até a data das matrículas, previstas para janeiro de 2022. Já na inscrição, o candidato deverá optar por uma das duas linhas de pesquisa do mestrado: Trabalho, políticas e formação de professores ou Teorias educacionais e práticas pedagógicas.
Para a inscrição, o candidato deve preencher formulário específico, diretamente no endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao. Também deve encaminhar seu pré-projeto de pesquisa e os documentos exigidos no edital, incluindo currículo cadastrado na Plataforma Lattes, em formato PDF.
Seleção
Para a primeira turma do mestrado acadêmico em Educação do IFG, estão ofertadas 15 vagas, sendo quatro delas para candidatos pretos ou pardos ou portadores de deficiência.
A seleção será feita em cinco etapas: análise da documentação e homologação das inscrições; avaliação do pré-projeto de pesquisa; entrevista (apenas para candidatos às vagas destinadas à população preta e parda); prova de arguição oral sobre o pré-projeto de pesquisa; e avaliação do Currículo Lattes.
A pontuação final de cada candidato será obtida a partir de suas pontuações nas etapas de avaliação do pré-projeto de pesquisa, da prova de arguição oral sobre o pré-projeto de pesquisa e da avaliação do currículo. A nota máxima será de 10 pontos, sendo que o candidato que obtiver pontuação final inferior a sete será eliminado.
O candidato também deverá comprovar suficiência em uma língua estrangeira, por meio de prova, a ser realizada em data e local a serem definidos, ou mediante a apresentação de comprovantes de suficiência informados em instruções normativas do Programa.
O processo de seleção dos candidatos da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Educação vai se encerrar em dezembro e as aulas devem se iniciar em março. O curso será realizado na modalidade presencial, mas enquanto durar o período de suspensão de atividades presenciais no IFG, em decorrência da pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão de forma remota. O prazo de duração do mestrado será de 24 meses, contados a partir da data da matrícula até a defesa da dissertação.
Confira o edital da seleção.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais