Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Estudantes e servidores apresentam trabalhos de iniciação científica e projetos de pesquisa em desenvolvimento no Câmpus
Início do conteúdo da página
Seminário Local 

Estudantes e servidores apresentam trabalhos de iniciação científica e projetos de pesquisa em desenvolvimento no Câmpus

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 11h08 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2022, 09h19

Os participantes do Seminário Local assistiram à apresentação de cerca de 30 trabalhos/pôsteres

O SLIC é uma oportunidade para troca de conhecimento entre os estudantes e docentes
O SLIC é uma oportunidade para troca de conhecimento entre os estudantes e docentes

 

O IFG Câmpus Itumbiara realizou ontem, 23, o Seminário Local de Iniciação Científica (SLIC), que tem o objetivo de divulgar os trabalhos científicos em desenvolvimento na Unidade, bem como os Projetos de Pesquisas Cadastrados. O SLIC teve início no período da tarde, quando ocorreram as apresentações destinadas aos estudantes do técnico integrado, técnico subsequente e engenharias. Já à noite as apresentações foram voltadas aos alunos do Técnico em Agroindústria e Licenciatura em Química. 

Posteriormente aqueles que se inscreveram e assinaram a lista de presença receberão certificado de participação via sistema Sugep.

Além de abordar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG, com ênfase no PIBIC; PIBIC–Af; PIBITI; PIVIC, o Seminário também oportunizou aos participantes a chance de conhecer os núcleos de pesquisas estabelecidos no Câmpus Itumbiara. Sendo assim, a organização do Seminário disponibilizou um momento para que os docentes representantes dos núcleos apresentassem brevemente as pesquisas, projetos e ações que foram ou estão sendo desenvolvidos na Unidade. 

 

Núcleos de pesquisa

NuPEMaker
O núcleo mais recente do IFG de Itumbiara é o NuPEMaker - Núcleo de Pesquisa e Extensão Tecnológica Baseado em Cultura Maker, liderado pelo prof. Josemar Alves. O NuPEMaker tem caráter multidisciplinar e dele fazem parte mais de dez alunos. O núcleo é oriundo do Laboratório Maker que já produziu vários trabalhos como sistema de abertura de portas, servidor de automação, mobiliário de madeira, filtro de resinas, entre outros. 

Nupse
Fundado em 2012, o NuPSE - Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia, atualmente conta com dez doutores e 28 estudantes. Eles desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão; além de atuarem também na implementação de laboratórios, acompanhamento de processos, fiscalização técnica, participação em comissões; colaboração na execução de projetos entre outros De acordo com o líder, prof. Marcelo Escobar, o núcleo tem parceiros regionais, nacionais e internacionais, e é o que mais produz pesquisas no IFG. 

Nupsol
Existente desde 2018, o NuPSOL - Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Fontes Renováveis de Energia, é composto por professores doutores e 16 estudantes que estão em fase de execução de trabalho de conclusão de curso (TCC) e/ou de Iniciação Científica. Os espaços desse núcleo, assim como os demais, também dispõe de locais específicos pesquisa e estudo, e o líder é o prof. Olívio Carlos Nascimento.

NuPEQUI
O NuPEQUI - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Química de Goiás é liderado pelo prof. João Paulo e fomenta pesquisas na área da química. Esse núcleo atua  investigando as potencialidades matriciais e energéticas, identificando problemas ambientais e desenvolvendo controle de qualidade de alimentos.

PET Química
Também está em funcionamento no Câmpus Itumbiara o Grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade, que foi criado em 2013 e é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu). O PET atua para despertar o interesse e elevar a qualidade da formação acadêmica dos alunos do curso de Licenciatura, e estimular a fixação dos conhecimentos teóricos e práticos que permitam a abordagem nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

Clique aqui para saber mais sobre cada um dos núcleos: https://www.ifg.edu.br/itumbiara/campus/pesquisa/nucleos-de-pesquisa 

O núcleo vinculado ao Laboratório Maker é o mais recentes criado no Câmpus Itumbiara
O núcleo vinculado ao Laboratório Maker é o mais recentes criado no Câmpus Itumbiara

 

 

A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) é a responsável pela organização do Seminário. Em destaque, o gerente Luis Gustavo Wez
A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) é a responsável pela organização do Seminário. Em destaque, o gerente Luis Gustavo Wez





Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página