Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Versão impressa da Coleção Artífices será lançada no dia 25 de outubro
Início do conteúdo da página
LITERATURA

Versão impressa da Coleção Artífices será lançada no dia 25 de outubro

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 10h36 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 09h48

Coletânea apresenta dez obras de autores goianos, publicadas pela gráfica da então Escola Técnica entre os anos de 1951 e 1969

 

 

A Editora IFG lançará na próxima terça-feira, dia 25 de outubro, a versão impressa da Coleção Artífices, uma reedição de livros literários que resgata o papel cultural da Instituição. A Coleção apresenta aos leitores dez obras que foram publicadas pela gráfica da então Escola Técnica de Goiânia e, depois, Escola Técnica Federal de Goiás, entre os anos de 1951 e 1969.

O evento será realizado às 19 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia. Serão lançadas as novas edições das seguintes obras: Vibrações, de José Lopes Rodrigues (1949); Lendas de minha terra, de Mário Rizério Leite (1951); Primeira chuva, de Bernardo Élis (1955); Alvorada, de Gilberto Mendonça Teles (1955); Poemas da ascensão, de Coelho Vaz (1963); Caminhos de mim, de Yêda Schmaltz (1964); Tempo maior, de Ciro Palmerston Muniz (1965); Tardes do nada, de Edir Guerra Malagoni (1965); Madrugada, de Sílvia Nascimento (1968) e Vida, de Nita Fleury Curado (1969).

O lançamento coletivo terá a participação dos escritores Edir Guerra Malagoni, Geraldo Coelho Vaz e Gilberto Mendonça Teles, que vão compor a mesa de autógrafos. Haverá apresentação do Coro de Câmara do Câmpus Goiânia e sorteio de algumas coleções.

 

Coleção Artífices

Produzida pela Editora IFG, a Coleção Artífices foi coordenada pelo servidor Olliver Mariano (Editora IFG) e pelas professoras Marcela Matos (Câmpus Uruaçu do IFG) e Goiandira Ortiz (Universidade Federal de Goiás). Também participaram do projeto a Rede Goiana de Pesquisa sobre Ensino e Leitura de Poesia e algumas editoras da Rede Federal, como a Editora IFPB, Editora IFAC, Editora IFAP, Editora IFSP e Editora IFS.

Além dos textos originais, cada livro conta com um estudo elaborado por convidados ligados a instituições de ensino e de pesquisa, um prefácio redigido por autores da literatura goiana e a reprodução de matérias de jornais, críticas publicadas à época e demais recortes sobre as obras reeditadas.

O projeto gráfico da Coleção foi feito a partir de xilogravuras produzidas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Aparecida de Goiânia, sob a supervisão do professor Alexandre Guimarães. Parte do material produzido pelos discentes foi enviado para a equipe gráfica da Editora, que produziu as capas das obras.

 

Iniciação científica

O projeto que levou à reedição das obras da Coleção Artífices, conforme informou Olliver, está relacionado a uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no IFG, que contou com a orientação do próprio Olliver e da professora Marcela Matos.

A pesquisa intitulada “Primeiras impressões: a importância das obras literárias publicadas por autores goianos por meio da Escola Técnica de Goiânia no período de 1949 a 1969” foi desenvolvida, em 2018, pelas alunas Nara Rúbia Santos Rabelo e Liza Oliveira Alvarenga, do Câmpus Goiânia.

Na investigação, foram abordados livros literários produzidos e publicados pelo setor de Tipografia e Encadernação da Escola Técnica de Goiânia (ETG) e Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), entre os anos de 1949 e 1969.

A versão digital da Coleção, no formato de e-books, foi lançada em agosto de 2021 e está disponível para dowload na página da Editora IFG. A versão impressa, com tiragem que varia de 750 a 250 exemplares, dependendo da obra, será distribuída gratuitamente.

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página