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AVALIAÇÃO

CPA inicia nesta segunda processo de autoavaliação institucional 2022

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 20h42 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 10h10

Professores, técnico-administrativos e estudantes dos cursos superiores devem responder ao questionário de seu segmento

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), iniciou ontem, 22, a autoavaliação institucional referente ao ano de 2022. O primeiro passo é a coleta das avaliações dos servidores e estudantes dos cursos de graduação da Instituição. Todos devem responder aos questionários avaliativos até o dia 25 de junho.

Os questionários são divididos por segmento: discente, docente e servidores técnico-administrativos (câmpus e Reitoria). Cada segmento responde a perguntas específicas, mas todas estruturadas para contemplar os eixos que estarão em avaliação. Em relação ao ano de 2022, o processo de autoavaliação institucional levará em conta os eixos Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física.

Os eixos fazem parte do Instrumento de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foram contemplados no Plano de Autoavalição Institucional do IFG, para o triênio 2021-2023. São eles: Eixo I - Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional; Eixo 3 – Políticas Acadêmicas; Eixo 4 - Políticas de Gestão; e Eixo 5 – Infraestrutura Física.

De acordo com o Plano de Autoavaliação Institucional do IFG, os Eixos 1 e 2 (1ª etapa) foram contemplados na avaliação referente a 2021; os Eixos 3, 4 e 5 (2ª etapa) serão avaliados no processo avaliativo que se inicia hoje; e, em 2023, serão avaliados todos os 5 Eixos (3ª etapa).

 

Autoavaliação

A autoavaliação institucional é um instrumento muito importante para o IFG, pois, a partir dos resultados obtidos por meio da consulta à comunidade e da consolidação das respostas em um relatório, os dados poderão ser utilizados nas discussões e processos deliberativos, a fim de promover melhorias na Instituição.

Prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional, junto com a avaliação externa, é um dos principais instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para analisar as instituições de ensino superior.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma instância permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição. Ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e também por representantes da sociedade e possui atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

 

Conheça o Plano de Autoavaliação Institucional 2021/2023.

Acesse os questionários e participe da autoavaliação:

Estudantes e docentes.

Servidores técnico-administrativos (Câmpus e Reitoria).

Para saber mais sobre a CPA ou ter acesso aos relatórios de anos anteriores, acesse: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

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