Câmpus Jataí promove III Colóquio de Física
O Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí promove nos próximos dias 10 e 11 o seu terceiro Colóquio. O evento contará com palestra, mesa redonda e cinedebate debatendo as especificidades do ensino de Física. A atividade é voltada para os corpos docente e discente do curso, diferente da Semana de Licenciatura que abre as portas para a comunidade externa ao IFG. Não haverá aula no período, portanto os estudantes deverão participar do colóquio.
O professor Wagner Pereira Lopes, coordenador do curso de Licenciatura em Física destacou que o colóquio atende a um anseio da comunidade do curso "No colóquio podemos refletir mais profundamente nossas próprias práticas e os fazeres do ensino de Física, tanto entre os estudantes, os professores e os egressos do curso", explica.
Na sexta-feira, 11, o professor Fabrício Vieira Campos irá falar sobre "O Uso do software Scratch no Ensino". A palestra de Fabrício, que é Coordenador do Curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) e egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) versará sobre as potencialidades das tecnologias da informação, especialmente o Scratch, na educação. Além da palestra de Fabrício, os egressos do curso de física, professora Ceila de Brito Dias e João Daniel Nonato Matos irão compor a atividade "Uma mesa redonda, a terra plana e o ensino de ciências". A conversa entre João e Ceila tem como foco as experiências na ponta da cadeia do ensino de física, que seja a Educação Básica.
Já no sábado, 11, será exibido o documentário "Elas na Ciência". Dirigido por Ian Cheney, o filme trata da questão da igualdade de gênero e a inclusão na ciência por meio da trajetória de três cientistas proeminentes.
Colóquio
O Colóquio da Licenciatura em Física é um evento de frequência anual voltado para os licenciandos do curso e visa fomentar um ambiente de discussão ampla sobre temas relacionados ao ensino de ciências e afins. Na sua terceira edição serão abordados em diferentes atividades temas como: os desafios do ensino de ciências frente a pseudociências, teorias da conspiração e a desconfiança da sociedade com relação ao conhecimento científico; a participação e o papel das mulheres na ciência; e as perspectivas do uso do Scratch, uma linguagem de programação para não-programadores, no ensino.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
Redes Sociais