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IFG promove campanha de comunicação sobre diversidade

Publicado: Quarta, 05 de Maio de 2021, 13h52 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Projeto Maio da Diversidade chama atenção para a necessidade do respeito no ambiente escolar e na sociedade

imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia nesta terça-feira, 4 de maio, a Campanha Maio da Diversidade. No mês em que é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a LGBTIfobia, o Projeto retoma a campanha “IFG para todos” com algumas modificações e apresenta uma versão mais inclusiva, com a mensagem "IFG para Tod(_)s". Em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFG 2019/2023 e com a Política de Comunicação da Instituição, a campanha procura chamar atenção para a necessidade de respeitar a diversidade no âmbito institucional e social.

No ano de 2018, o IFG lançou, por meio de uma ação do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), a campanha “IFG para Todos”. Agora, em maio de 2021, já com a aprovação da Política de Comunicação do IFG, a campanha é retomada pela Diretoria de Comunicação Social da Instituição com o Projeto Maio da Diversidade. A campanha vem com um novo selo e com mais amplitude por meio da mensagem “IFG para Tod(_)s”, cuja ideia é promover mais inclusão, respeito e igualdade.

O objetivo da campanha, que será realizada ao longo do mês de maio nas redes sociais do IFG, é fortalecer um ambiente educacional seguro, sem preconceito e sem discriminação, chamando a atenção para a necessidade de falar sobre o tema. O projeto da campanha consta no Plano de Comunicação do IFG, em fase de elaboração, e é uma das metas do PDI da Instituição.

 

Política de comunicação e respeito à diversidade

Uma das questões pontuadas na Política de Comunicação do IFG é o respeito. E esse é um ponto fundamental para essa campanha. Como destaca a Política de Comunicação do IFG, “a comunicação se orienta pelo respeito às diversidades e pela inclusão social, buscando a acessibilidade que elimina barreiras na produção e no fluxo de informação e que, também, facilita o acesso de todos ao conhecimento”.

Ainda segundo a Política de Comunicação da Instituição, “a comunicação institucional, nesse contexto, deve atuar no sentido da promoção da igualdade e, para isso, deve estar atenta tanto às questões de diversidade étnico-racial, sexual e de gênero, quanto à inclusão e à acessibilidade”.

Tendo como fundamento esses princípios comunicacionais e dispositivos jurídicos como a Constituição Federal, a Campanha Maio da Diversidade busca colocar em prática esses princípios e destaca a necessidade, no ambiente escolar e fora dele, de promover um espaço pautado pelo respeito à diversidade e às particularidades de cada pessoa, evitando preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, como pontua o inciso IV do artigo 3º da Constituição Federal.

 

Conheça alguns dispositivos jurídicos sobre o tema “Diversidade”:

 Art. 22, XXIV; Art. 24, IX; Art. 30, II; Art. 205; Art. 206, II e III; Art. 214; Art. 227.

 Art. 2º; Art. 3º, II, III e IV.

 

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Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

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