Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > “Uma escola diferente se faz com um professor diferente”, afirma Pedro Demo no I Café Pedagógico
Início do conteúdo da página
Educação

“Uma escola diferente se faz com um professor diferente”, afirma Pedro Demo no I Café Pedagógico

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 15h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

O evento é uma atividade realizada pelo DAA do Campus Águas Lindas

Na tarde desta quarta-feira, 8, o IFG Campus Águas Lindas recebeu o prof. Pedro Demo, Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), para discutir aspectos da atuação pedagógica docente. A atividade contou com uma palestra sobre o assunto, seguida da realização de perguntas pelos docentes do Câmpus a respeito da temática, finalizando-se com um café para confraternizar. A atividade foi promovida pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do Câmpus.

Com uma explanação inicial sobre a importância do trabalho docente, o professor destacou a necessidade de mudanças na educação: “um sistema que gira em torno do ensino não vale a pena, temos de girar em torno da aprendizagem”, explicou.

O professor ressaltou que diferentes fatores influenciam negativamente a aprendizagem, como a desnutrição, condições ruins de moradia e falta de apoio familiar, mas explicou que o docente precisa buscar oportunidades para que os estudantes exerçam sua autonomia, tornando-se "autores": “precisamos formar aquele que monta sua profissão, desmonta e remonta”, destacou.

A necessidade de uma educação científica foi enfatizada em sua fala, ressaltando-se a relevância pedagógica da pesquisa: “a pesquisa tem uma importância para mudar a sociedade, mas principalmente para mudar o estudante”, esclareceu.

A questão da avaliação foi também trabalhada pelo professor Pedro Demo, que explicou que “é justo que o estudante saiba se autoavaliar… pois você só pode ser um bom crítico se faz autocrítica”. Outros elementos foram discutidos a partir da provocação dos docentes, que, por exemplo, levantaram questões em relação aos currículos fechados em disciplinas e aos problemas advindos de pesquisas que não são consideradas na construção de políticas públicas educacionais.

Veja aqui outras fotografias do evento.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página