Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Pibid do curso de Letras incentiva o uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem
Ensino

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 13h44 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 09h35

Programa de iniciação à docência do curso de Letras proporcionou aula em ambientes virtuais para alunos do Colégio Estadual Dom Abel S.U

Programa de iniciação à docência (Pibid) proporcionou que alunos do Colégio Estadual Dom Abel S.U. viessem ao Câmpus Goiânia para participar de uma aula com uso de ferramentas digitais.
Programa de iniciação à docência (Pibid) proporcionou que alunos do Colégio Estadual Dom Abel S.U. viessem ao Câmpus Goiânia para participar de uma aula com uso de ferramentas digitais, no Laboratório de Linguagens.

No último dia 27 de novembro, celebrou-se o Dia Nacional da Educação a Distância, que é marcada pelos processos de ensino e aprendizagem que se efetivam especialmente a partir da mediação das tecnologias de informação e comunicação. Em consonância com a promoção da educação a distância, estudantes e professora do curso de Letras - Português do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia promoveram aula com o uso de plataformas virtuais para o ensino de gêneros literários - poemas e contos -  junto aos estudantes do Colégio Estadual Dom Abel S.U dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Os estudantes convidados participaram de uma gincana virtual para testar os conhecimentos aprendidos na aula e ainda conheceram o Câmpus Goiânia.

A atividade, que proporcionou a vinda de 23 estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Dom Abel S.U ao câmpus, é uma das ações do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), no qual participam as estudantes do 2º período do curso de Letras – Português, Anna Caroline Viana e Izabela Costa, que, desde setembro, realizam o Pibid no colégio estadual, sob a orientação das professoras do IFG, Alita Paraguassú e Deusa Castro e supervisão da professora do Colégio Estadual Dom Abel S.U, Lídia Tacarambi. É a primeira vez que alunos do colégio vêm ao Câmpus Goiânia. Eles estavam acompanhados pelos professores do colégio, Lídia Tacarambi e Onildo Júnior.

Na atividade de ensino, as alunas de Letras, Anna Caroline Viana e Izabela Costa, ministraram uma aula para os estudantes convidados e utilizaram conteúdos organizados por elas para a concepção de dois sites que versam sobre os temas poemas e contos. Segundo Anna Caroline, o objetivo foi promover uma atividade de ensino e aprendizagem utilizando computadores e plataformas digitais para estimular a autonomia dos estudantes através das tecnologias digitais. Na aula, os alunos do colégio estadual puderam aprender mais sobre poemas e contos por meio de ferramentas digitais gratuitas, como o WebQuest e ainda testaram os conhecimentos aprendidos numa gincana virtual usando a ferramenta Kahoot!, com questões elaboradas pelas alunas de Letras. Os três estudantes do colégio estadual que acertaram mais questões e responderam rapidamente o quiz foram premiados.

A atividade do Pibid integrou a disciplina: As Tecnologias Aplicadas ao Ensino, ministrada pela professora do IFG – Câmpus Goiânia, Suelene Vaz. Segundo a professora Suelene, a disciplina incentiva os estudantes de Letras a planejarem conteúdos e a criarem sites sobre diversos temas para promover o ensino através da educação a distância. Por meio dos sites, os alunos de Letras apresentam aulas utilizando recursos digitais para discentes dos cursos técnicos integrados e da EJA do IFG – Câmpus Goiânia e, neste caso específico do programa de iniciação à docência, também para estudantes do Colégio Estadual Dom Abel S.U.

A professora de português do Colégio Estadual Dom Abel S.U, Lídia Tacarambi, ficou encantada com a aula realizada no Câmpus Goiânia. Segundo ela, não há laboratório de informática no colégio, e os alunos ficaram muito interessados em participar da aula e conhecer o Câmpus Goiânia. Sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino da língua  portuguesa, a professora Lídia destaca: “É um método importante na vida dos professores e especialmente para os alunos. Hoje esse aluno é tão ligado com a tecnologia, conectado com as mídias, é um instrumento de fundamental importância na vida profissional desse estudante, porque permite que ao mesmo tempo que ele leia, tenha acesso a vídeos, acesso a conteúdos mais detalhados e possibilidades de pesquisa”.

Para a estudante de Letras, Izabela Costa, o Pibid proporciona experiências desafiadoras. “Nós, que participamos do Pibid, nos deparamos com outra realidade. Aqui, nós temos matéria de tecnologias e a gente tenta levar isso para sala de aula, para os alunos das escolas, mas não tem como, porque não há materiais, computadores e equipamentos nas escolas”.

Veja mais fotos do Pibid do curso de Letras-Português na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.

Estudantes do Colégio Estadual Dom Abel S.U conheceram o Câmpus Goiânia hoje, 28 de novembro.
Estudantes e professores do Colégio Estadual Dom Abel S.U conheceram o Câmpus Goiânia por meio de Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Letras - Português.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia