Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Luziânia > IFG > Câmpus > Senador Canedo > Notícias do Câmpus Senador Canedo > Candidaturas a reitor e a diretores-gerais dos câmpus podem ser registradas até dia 28
Início do conteúdo da página
ELEIÇÕES IFG

Candidaturas a reitor e a diretores-gerais dos câmpus podem ser registradas até dia 28

Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 16h14 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 13h17

Lista preliminar dos candidatos será divulgada dia 29 e recursos poderão ser apresentados no dia 31

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está em processo eleitoral para a escolha de seu novo reitor e dos novos diretores-gerais de seus 14 câmpus, que vão comandar a Instituição durante o quadriênio 2021-2025. Os candidatos podem registrar suas candidaturas a partir desta quarta-feira, 26, até o dia 28. As inscrições serão feitas via internet, por meio do preenchimento do formulário, disponível no endereço eletrônico: https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021, e envio da documentação comprovante de que os candidatos atendem aos requisitos para os cargos.

Os requisitos para os candidatos a reitor e a diretores-gerais estão estabelecidos pela Lei nº 11.892/2008, que transformou os antigos Cefets em Institutos Federais. Para o cargo de reitor, é necessário ser professor, ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e ter o título de doutor ou estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

Para concorrer ao cargo de diretor-geral de câmpus, a lei estabelece como requisito ser professor ou servidor técnico-administrativo, ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de reitor,  possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição, ou ainda ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.  

Para a homologação das candidaturas a reitor, a Comissão Eleitoral Central vai analisar a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos previstos na lei e também certidão expedida pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos ou setor equivalente do câmpus de lotação do candidato de que não tenha sido condenado por qualquer infração disciplinar; e o plano de trabalho apresentado no ato de inscrição. O mesmo procedimento será adotado pelas Comissões Eleitorais Locais, responsáveis pelas homologações das candidaturas a diretores-gerais dos câmpus. 

A Comissão Eleitoral Central vai divulgar, no dia 29, a lista preliminar das candidaturas, que poderão ser questionadas, por meio de recursos. Esses recursos somente poderão ser apresentados no dia 31. A Comissão Eleitoral Central analisará os recursos às candidaturas de reitor. Depois de analisados os recursos às candidaturas de diretores-gerais, as Comissões Eleitorais Locais vão enviar a lista de candidatos para a Comissão Eleitoral Central para a homologação. 

Dia 1º de junho será divulgada a lista final dos candidatos e no dia seguinte os candidatos poderão iniciar suas campanhas eleitorais, que devem respeitar as regras estabelecidas no Regulamento das Eleições. A votação em primeiro turno será realizada dia 14 de junho.

 

Conheça o Regulamento das Eleições.

Acesse a página das Eleições 2021 e os últimos documentos publicados pela Comissão Eleitoral Central

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página