Estrutura Organizacional - Águas Lindas
Estrutura Organizacional - Águas Lindas
A estrutura organizacional do Câmpus Águas Lindas está prevista nos regimentos institucionais a dizer: Regimento, Estatuto e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para seu entendimento, apresentamos um organograma com informações sobre os setores, as principais atribuições e competências da equipe gestora e especificações da estrutura de governança, composta pelo Conselho de Câmpus, Conselho Departamental e Colegiado de Áreas Acadêmicas.
Direção Geral
- Promover a articulação de todos os setores do câmpus;
- Fomentar a articulação do câmpus com os setores da sociedade civil e o poder público local e regional;
- Articular a gestão juntamente com a Reitoria do IFG, no sentido de viabilizar o pleno funcionamento do câmpus.
Departamento de Área Acadêmica (DAA)
- Garantir excelência no atendimento às necessidades de aprendizagem dos estudantes, ao garantir a perspectiva da integralidade formativa dos discentes;
- Instituir as instâncias democráticas e orgânicas de gestão das atividades Acadêmicas, por meio de eleições para as Coordenações de Curso, Colegiado do Departamento de Áreas Acadêmicas e Conselho Departamental.
- Planejar a contração de docentes, junto às demais instâncias institucionais, ao promover estudos de demanda docente para atendimento dos cursos ofertados;
- Estimular as Coordenações de curso e Coordenação Acadêmica à observância da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, promovendo políticas que organizem a oferta de horários de atendimento extraclasse e o cumprimento dos regulamentos que obrigam a prática de avaliações de aprendizagem contínua, inclusive os estudos de recuperação;
- Organizar espaços, momentos e eventos visando à formação continuada de docentes.
Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX)
- Interagir de forma sistematizada com a comunidade local;
- Organizar eventos que favoreçam a difusão do conhecimento e a interação da comunidade interna e externa.
- Estimular iniciativas de pesquisa e extensão no câmpus;
- Incitar o desenvolvimento da iniciação à pesquisa científica no câmpus;
- Divulgar os resultados da produção do conhecimento científico;
- Firmar parcerias e convênios com a sociedade civil organizada e os poderes públicos locais e estaduais, ao reconhecer e ampliar os campos para prática de Estágios Remunerados ou Supervisionados Curriculares;
- Promover ações de Assistência Estudantil a fim de estimular a permanência do estudante na instituição.
Gerência de Administração
- Garantir o funcionamento da instituição no que tange à contratação de serviços, aquisição de equipamentos e materiais;
- Cumprir integralmente os contratos firmados por meio da fiscalização dos mesmos;
- Organizar ações de preservação e uso adequado dos bens patrimoniais;
- Publicizar os atos que envolvam aquisições e celebrações de contrato à comunidade acadêmica.
Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE)
Compete à Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE) o acompanhamento e controle das atividades de gestão do sistema de registro escolar; o encaminhamento das ações de suporte aos processos seletivos no câmpus; o atendimento ao aluno nas áreas específicas de sua atuação e o monitoramento de ações de suporte técnico ao desenvolvimento do ensino. A CAAE tem a função de orientar e supervisionar a atuação dos seguintes departamentos:
- Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (CORAE): Responsável pelo acompanhamento dos processos de registros acadêmicos, matrículas, históricos, declarações, certificados de conclusão e carteirinhas.
- Biblioteca
- Acompanhamento e controle do Q-Acadêmico;
- Dar suporte aos processos seletivos;
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)
O NAPNE está constituído no Câmpus Águas Lindas desde 26 de dezembro de 2017. De acordo com a Resolução do Conselho Superior do IFG n° 30, de 2 de outubro de 2017, o Núcleo tem por finalidade:
- Promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade;
- Buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na Instituição;
- Promover a inclusão da comunidade acadêmica com necessidades específicas.
São consideradas pessoas com necessidades específicas aquelas que possuem impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, psicossocial; altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento que influenciam no processo de ensino e aprendizagem.
A sala do NAPNE (T106) está localizada no térreo do bloco administrativo. O atendimento pode ser solicitado via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Notícias (Estude no IFG)
Candidatos farão prova de redação neste domingo, 20
17/10/2024 13h33
Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica estão abertas
10/10/2024 15h11
IFG abre inscrições para três cursos de especialização
10/10/2024 13h55
Comunicados (Estude no IFG)
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59
Resultado preliminar | Seleção Técnico Integrado
06/12/2023 17h59
Prorrogação das Inscrições | EJA
01/11/2023 14h09
Resultado Preliminar – Técnico Subsequente 2023/2
13/07/2023 13h03
Resultado preliminar: Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade
13/07/2023 11h26
Resultado Preliminar - Vestibular Vagas Remanescentes 2023/1
17/03/2023 17h21
Resultado preliminar do Mestrado Acadêmico em Educação
10/02/2023 13h35
Resultados preliminares [2023/1] – EJA e Vestibular IFG
12/12/2022 17h37
Enade: local de provas
16/11/2022 13h46
Carta Aberta - Conif
07/05/2021 16h48
Redes Sociais