Oficina: Sabores Amazônicos e a Arte de Empratar
Data: 5 de dezembro | Horário: 19h30 | Local: Laboratório Gastronômico | Vagas Esgotadas
O curso técnico integrado na modalidade da educação de jovens e adultos em Cozinha do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia promove a oficina: Sabores Amazônicos e a Arte de Empratar, no dia 5 de dezembro (quarta-feira), às 19h30, no Laboratório Gastronômico. A noite contará com a presença dos renomados chefs convidados: Alessandro Ribeiro Rodrigues, Beto Bellini, Jaire Cunha, Thiago Chiericatti e Geane Rodrigues. A atividade é organizada pelo professor do IFG – Câmpus Goiânia, Alcyr Viana.
Na oficina, estudantes do curso técnico em Cozinha irão conferir a preparação de pratos que exaltarão especialidades da culinária amazônica, como: Entrada de Ceviche de Tambaqui em Cama de Tapioca; Prato principal de Risoto de Cupuaçu com Medalhão de Pirarucu e Banana da Terra e de Sobremesa um Verrine de Cumaru. A atividade é destinada aos alunos do curso técnico em Cozinha e demais interessados podem assistir à oficina, porém, a participação é limitada à capacidade do Laboratório Gastronômico (60 vagas). *** As vagas estão esgotadas.
Conheça mais sobre os chefs convidados para oficina Sabores Amazônicos e a Arte de Empratar:
- Chef Alessandro Ribeiro Rodrigues: Formado em Gastronomia pela Universidade Fametro do Amazonas. É especialista em cozinha amazônica. Atua no ramo de alimentos há 18 anos. Foi vencedor do Concurso EnChefs 2017. Atualmente é consultor e chef executivo da empresa Vitello Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. Presta serviços de consultoria, personal chef, ministra cursos e palestras em todo o Brasil. Participou de programas de TV, como o Programa do Nattan (Rede Bandeirantes) e o Programa Magazine (Rede Calderaro de Comunicação – afiliada Rede Record). Possui o Instagram @Chef_Alessandro_Rodrigues, por meio do qual divulga seu trabalho, a cultura e a gastronomia amazônica.
- Chef Beto Bellini: Graduado em Gastronomia pela Unicesumar. Beto Bellini é amazonense, natural de Manaus, tem 44 anos e reside em Roraima há 10 anos. Esteve no comando do primeiro delivery de massas da capital Boa Vista (RR). Foi criador apresentador do Desgourmetiza, um dos idealizadores da feira Rota do SaboRR, consultor em vários restaurantes da cidade e chef executivo do restaurante Ville Roy Picanha. Beto esteve à frente do bistrô Le Garage e ainda hoje comanda o Clube Gourmet Roraima e os restaurantes Rango do Chef e Makun Dinner House. Foi o primeiro representante do estado em um reality show de culinária de nível nacional, o Cozinheiros em Ação, do canal GNT. Participou de diversos eventos ao redor do Brasil como chef convidado, palestrante e jurado. Nos EUA, esteve ao lado de uma das lendas da gastronomia brasileira no exterior, o professor do CIA e chef Almir da Fonseca. Em 2018, foi eleito embaixador da Gastronomia Brasileira pelo estado de Roraima. Hoje Beto ampliou sua área de atuação na gastronomia atuando em um projeto de pesquisa sobre a aplicação das PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) na alta gastronomia em conjunto com a bióloga, professora e pesquisadora, Dra. Mahedy Passos, do Centro Estadual de Educação Profissional, e o chef Jamim Moura, do restaurante Casa do Jamim.
- Chef Geane Rodrigues: Gerente na empresa Restaurante Sabor Mineiro e chef de cozinha na empresa Super Nutry. É Gerente na empresa Arte do sabor, CEO na empresa Di-casa Temperos, Chef executivo na empresa Bom Paladar, empresária na empresa Super Nutry Alimentos, chef consultora em gastronomia regional e professora de gastronomia nas Faculdades Integradas-Aparicio Carvalho- FIMCA. Natural de Rondônia, vem desenvolvendo trabalho, no qual valoriza a gastronomia regional, exaltando as iguarias de excelente sabor e qualidade, que aliadas a técnicas corretas, resultam em excelentes preparações, como: Tambaqui ao molho de tapioca, Pirarucu no molho de tucupí e jambu e muito mais.
- Chef Jaire Cunha: Natural de Rio Branco (AC). O chef Jaire Cunha possui diversas premiações em concursos gastronômicos, como: Atual Embaixador da Gastronomia Brasileira – Prêmio Dolmã 2018; 1º Lugar no ENCHEF’s Nacional em Fortaleza-CE (2018); 1º Lugar no ENCHEF’s ACRE em Rio Branco – Acre (2017); 1º Lugar no Festival de Pirarucu da Amazônia em Brasília – DF (2016); 1º Lugar no ENCHEF’s ACRE realizado em Rio Branco – Acre (2016); 1º Lugar no Festival Gastronômico Sabores do Acre em Rio Branco – Acre (2016); 1º Lugar no Festival de Chocolates no Museu do Chocolate em Cuzco – Peru (2015); 3º Lugar no Festival de Pirarucu da Amazônia em Manaus – Amazonas (2014). É sócio-administrativo no Restaurante JB Grill e chef de cozinha, em Rio Branco (AC), desde 2015, e chef no Tardedinha Bar e Espetaria. Possui curso técnico em Cozinha pelo Senac de Rio Branco – Acre (2009). Formação em Instrutor do Curso Técnico de Cozinha pelo Instituto Dom Moacir, no Rio Branco – Acre (2014), em Cozinha Internacional pelo Restaurante Bonaparte em Rio Branco - Acre (2012), e curso em Pratos Regionais e Elaboração de Cardápoio pela ABRASEL (2010).
- Chef Thiago Chiericatti: Entre os jovens chefs brasileiros, Thiago Chiericatti, ou o chef Chiericatti, como muitos o conhecem, tem recebido merecido destaque. A gastronomia italiana de qualidade em releituras contemporâneas é sua especialidade. O chef tem se destacado por apresentar uma gastronomia de altíssimo nível e, ao mesmo tempo vem impondo uma verdadeira revolução no que tange ao preparo e finalizações de suas receitas. Antenado e curioso em relação ao que há de mais inovador na gastronomia mundial, traz todo seu conhecimento para seus pratos, verdadeiras obras de arte. Com 12 anos completos de estrada, em seu currículo constam passagens pela Itália em 2003, de volta ao Brasil, esteve à frente das equipes do Pizza no Galpão e Villa Floriano, do amigo Marcos Malzone, além de chefiar também a cozinha do conhecido Topo do Mundo, restaurante classificado pela Casa Vogue como um dos 50 restaurantes mais tops em todo o mundo pela revista. Na sequência, consultorias no Rio de Janeiro, Fortaleza, Camocim, Parnaíba e São Paulo. De volta a BH, foi indicado como um dos três melhores chefs representando Minas Gerais na Premiação Nacional Chef Dolma 2016, ao lado dos respeitáveis Flávio Trombino e Edson Puiatti. Agora, em 2017, figura entre os jovens chefs na mira da renomada listagem da "The 50 best Chefs Awards". Em 2018, ganhou o prêmio embaixador pela premiação Dólmã.
Serviço
Oficina: Sabores Amazônicos e a Arte de Empratar
Quando: 5 de dezembro, às 19h30.
Onde: Laboratório Gastronômico, no IFG – Câmpus Goiânia.
Oficina destinada aos estudantes do técnico em Cozinha (EJA)
Vagas Esgotadas
Redes Sociais