Você está aqui: Página inicial > Eventos Realizados (Câmpus Goiânia) > Sessão de Videodança Dança, mulheres e seus saberes na cultura popular brasileira
EVENTO

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 09h45 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 09h59

Data: 10 de dezembro | Horário: 20 horas | Local: Canal no Youtube Arte de Quinta

Dia 10 de dezembro, às 20 horas tem Sessão de Videodança Dança, mulheres e seus saberes na cultura popular brasileira com três apresentações que entrelaçam dança e saberes femininos na cultura popular cerratense. São eles: Elas florescem, Mulheres de linhas e Ausência. O evento é organizado pela Coordenação de Artes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A transmissão será pelo canal no Youtube Arte de Quinta.

O espetáculo Elas florescem tem direção de Marlini Dorneles de Lima, com direção de cena de Renata Lima. O trabalho é resultado de uma investigação artística, a partir do projeto de doutoramento de Marlini de Lima, que promoveu o diálogo entre cena, cotidiano e o ritual presente nos saberes e fazeres tradicionais das mulheres parteiras, raizeiras e benzedeiras do Cerrado.

Em Mulheres de linha é mostrado o percurso e criação em dança resultante de uma imersão de 10 meses no Vale do Rio Urucuia, no norte de Minas Gerais, local onde foi gravado, com suas mulheres de linhas e sua relação imbricada com a paisagem do Cerrado. A apresentação tem direção-geral de Maria Fernanda Miranda.

Ausência é um filme complementar à dissertação de mestrado de Tainá Barreto, que dirige a obra, para o Instituto de Artes da Universidade de Brasília. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um olhar para as mulheres dentro e fora dos brinquedos de cavalo marinho da Zona da Mata, norte de Pernambuco.

Serviço
Data: 10 de dezembro
Horário: 20 horas
Local: Canal no Youtube Arte de Quinta, canal da Coordenação de Artes do Câmpus Goiânia