Você está aqui: Página inicial > Eventos Realizados (Câmpus Goiânia) > Música: Semana Villani-Côrtes

Música: Semana Villani-Côrtes

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 09h15 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 07h26

Datas: 21 a 23 de junho | Local: IFG - Câmpus Goiânia

De 21 a 23 de junho, será realizada no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) a Semana Villani-Côrtes. O evento traz para o câmpus diversas atividades com o objetivo de discutir e disseminar o conhecimento acerca da vida e obra do compositor Edmundo Villani-Côrtes, referência como compositor brasileiro da música de câmara e orquestral. A ação tem como público-alvo estudantes dos cursos da área de Música do Instituto, mas é aberto para a comunidade externa. As inscrições para interpretes estão abertas até 10 de junho e para ouvintes até dia 20, realizadas no link: https://forms.gle/dp6i9b9v67UVFqvV8.

A semana contará com palestra, que será proferida pelo próprio compositor, seguida de entrevista sobre sua vida e obra. Essas atividades serão no dia 21 de junho, no auditório Julieta Passos, às 15 horas. Os participantes também terão a oportunidade de conferir dois concertos exclusivamente compostos por Villani-Côrtes, um no dia 22 de junho, às 15 horas, e no dia 23, às 10 horas, ambos no Teatro do Câmpus Goiânia.

Edmundo Villani-Côrtes é doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mais de 200 obras em seu catálogo de composições. Foi três vezes apontado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor compositor do ano, em 1990, 1995 e 1998, respectivamente pelo Ciclo Cecília Meireles, Postais Paulistanos e Concerto para vibrafone e orquestra.

Localmente, o evento é articulado pela professora Marina Machado e conta com o apoio da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundim, tendo como como objetivo ampliar a discussão sobre a importância da pesquisa, estudos e divulgação do acervo de compositores brasileiros, como Villani-Côrtes, sobretudo a aplicação de seu repertório como material artístico e didático na formação de músicos instrumentistas, cantores e regentes.

Semana Villani-Côrtes
Datas: 21 a 23 de junho