Você está aqui: Página inicial > Eventos Realizados (Câmpus Goiânia) > 12º Festival Gastronômico

12º Festival Gastronômico

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 17h54 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 07h25

Data: 20 a 24 de junho | Local: Câmpus Goiânia

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a 12ª edição do Festival Gastronômico entre os dias 20 e 24 de junho. O evento tem como objetivo apresentar a produção gastronômica feita por estudantes e professores do curso técnico integrado em Cozinha, ofertado na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), e de ações de extensão promovidos pela área, como o curso “Saberes e sabores: habilidades básicas de preparo e venda de alimentos”. As inscrições devem ser feitas pelo Sugep.

No dia 20 de junho, às 19 horas, será a abertura do evento, no Laboratório Gastronômico. Na ocasião será realizada a reinauguração do local após obra para melhoria das instalações. No dia 21 de junho, o evento recebe a competição de cozinha profissional da Abrachefs – Associação Brasileira de Chefs de Cozinha Goiás.

No dia 22 haverá aulas show com chefs: Vanja Rodrigues, com o prato “costelinha suína no velouté de tucupi com farofa chicória e arroz de jambu” e André Rabelo, de Brasília, vai abordar as diversas possibilidades de se trabalhar com a carne suína dentro da culinária.

Já no dia 23 a aula show será com o chef e presidente da Abrachefs Nacional, Pedro Alex, que vai ensinar o prato “Mineirice Carioca”. No mesmo dia, os chefs Alcyr Viana, professor do curso técnico em Cozinha do Câmpus Goiânia, e Paulo Henrique da Silva, egresso do curso técnico em Cozinha e vencedor do Dólmã de Gastronomia 2022, vão ministrar a aula Paralelo 14 e seus sabores: do Cerrado a Machu Picchu.

O evento será encerrado no dia 24 de junho, às 9 horas, com a atividade Harmonização de coquetéis com comida de boteco à base de carne suína, com a chef Amanda Magalhães e a professora da área de Cozinha do Câmpus Goiânia, Gleice Sousa.

A programação do 12º Festival Gastronômico conta também com feiras de exposição e venda de alimentos produzidos pelas alunas do curso de extensão do câmpus, o “Saberes e sabores: habilidades básicas de preparo e venda de alimentos”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Goiânia. Haverá também barraquinhas com comidas feitas por estudantes da Instituição que estão cadastrados para a realização de feiras em homenagem aos 80 anos do Câmpus Goiânia.

O 12º Festival Gastronômico conta com o apoio da Abrachefs Goiás e da Associação Goiana de Suinocultura, que ofereceu os insumos que serão utilizados para a produção dos pratos durante o evento.

12º Festival Gastronômico
Data: 20 a 24 de junho
Local: Câmpus Goiânia do IFG
Inscrições: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/1cb70650-4ec7-48ef-9734-c141862bac42/inscricao