Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial > Inhumas > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

O que é o IFG?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma instituição de ensino que atua na educação superior, básica e profissional, com maior ênfase na educação profissional. O IFG foi criado a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em uma nova autarquia federal, em 2008, com mais autonomia administrativa e pedagógica. Ele é uma instituição centenária, que mudou de nome ao longo do tempo em razão das mudanças nas suas atribuições. Já se chamou Escola Técnica Federal de Goiás, Escola Técnica Federal de Goiânia e, na época da sua criação, em 1909, Escola de Aprendizes Artífices. Atualmente, são 14 câmpus em funcionamento, localizados nas cidades de Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso. A Reitoria, que é a administração central do IFG, está sediada em Goiânia.

Os cursos no IFG-Câmpus Inhumas são pagos?

Não, todos os cursos no IFG são gratuitos. O IFG é uma instituição de educação pública, gratuita e de qualidade.

Quais cursos são ofertados no Câmpus Inhumas?

Regulamente, o IFG-Câmpus Inhumas oferta cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agroindústria, Informática e Química. Além disso, oferta os seguintes cursos superiores: Licenciatura em Química, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O câmpus ainda oferta cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), uma modalidade de ensino não regular (que não é ofertada todo ano), destinada a capacitar trabalhadores em geral. Mais informações sobre todos os cursos do IFG podem ser obtidas no Guia de Cursos

O que é um curso técnico integrado?

Curso técnico integrado ao ensino médio é o curso que contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional. O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certidão de formação profissional, de nível técnico, na área do curso. Para fazer um curso técnico integrado ao ensino médio o estudante deve ter concluído o ensino fundamental (9º ano).

Como faço para estudar no IFG?

Para ingressar em qualquer curso regular do IFG, o estudante tem de ser aprovado em processo seletivo organizado pelo Centro de Seleção, instância subordinada à Pró-Reitoria de Ensino. A cada semestre, é realizado concurso vestibular, em determinados câmpus, para o ingresso de alunos nos cursos superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas. Também semestralmente é feita seleção para ingresso dos alunos nos cursos técnicos subsequentes. Já o processo seletivo para o ingresso de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio é feito anualmente. Os estudantes interessados em estudar no IFG devem ficar atentos às publicações dos editais de vestibulares e processos seletivos, que são divulgados na página Estude no IFG. Também podem ingressar no IFG (nos cursos superiores), quem já possui um diploma de curso superior (portador de diploma) ou alunos de outras instituições de ensino, por meio de transferência. Todos os editais são publicados na página eletrônica do Estude no IFG.

Como posso me inscrever para o processo seletivo ou o vestibular do IFG?

A inscrição para os processos seletivos e vestibulares do IFG é realizada apenas pela internet. O candidato deve entrar na página Estude no IFG e selecionar o menu referente ao processo desejado (Vestibular, Técnico Integrado, Técnico Subsequente, EJA, Ead, Mestrado, Portador de Diploma e Transferência Externa, Reingresso e Mudança de Curso/ Câmpus). Cada vestibular e processo seletivo tem um edital próprio. Por isso, é importante que o interessado leia todo o edital para se informar sobre as regras gerais, datas e prazos. O IFG cobra taxa de inscrição para os vestibulares e processos seletivos. Os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública podem solicitar isenção para se inscreverem no vestibular. Os alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição para os processos seletivos dos cursos técnicos integrados e técnicos subsequentes.

Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?

O IFG fornece livros didáticos para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos subsequentes ao ensino médio. 

 

Saiba mais sobre o Instituto Federal de Goiás aqui. 

 

Fim do conteúdo da página