Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Primeiro encontro presencial marca retorno das aulas do Mestrado em Artes
Início do conteúdo da página
Mestrado em Artes

Primeiro encontro presencial marca retorno das aulas do Mestrado em Artes

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 19h05 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 17h47

A aula de abertura do ano letivo de 2022 foi ministrada por dois professores convidados, dos cursos de artes da UFG.

imagem sem descrição.

 

Na noite desta quinta-feira, 07/04, estiveram presentes no câmpus os/as discentes de Pós-graduação do IFG Aparecida de Goiânia, do Mestrado Profissional em Artes da Rede ProfArtes. As coordenações do Mestrado e do curso de Licenciatura em Dança do câmpus foram os responsáveis pela recepção dos alunos/as e professores/as, tendo como convidados especiais dois professores da Universidade Federal de Goiás. Prof. Wolney Fernandes, que falou sobre “PRÁTICAS ARTÍSTICAS, POESIA E O TRABALHO DOCENTE EM ARTES”, e a professora Valéria Figueiredo, que falou sobre “DANÇA E AFETO”.

Sobre a retomada das aulas presenciais no câmpus Aparecida de Goiânia e o primeiro encontro no mundo concreto, dos alunos do Mestrado, o professor Alexandre Guimarães, que é quem coordena esta Pós-graduação, teceu longo depoimento, sobe esse momento específico.

E aqui fazemos a ressalva de que a transcrição da fala do professor foi feita de forma completa, em razão da emoção que transborda de suas palavras:

 

“A gente sempre começa pelo meio”, foi uma frase dita pelo Prof. Dr. Wolney Fernandes, do curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás, um dos nossos palestrantes. Esse depoimento me tocou muito, pelo momento que passamos, durante a pandemia da Covid 19, em que tivemos que começar o curso de forma remota. E agora, com o encontro presencial entre alunos, professores e gestores, a impressão é que “estamos começando pelo meio” de um percurso que começou em 2019, época da implantação do Mestrado em Artes no IFG.

Foi um momento de encontrar quem a gente via só pelas telas dos dispositivos móveis digitais, de sorrir e dar um abraço “arriscado”, tímido e distante, mesmo sabendo que o protocolo sanitário não recomenda essa aproximação. Naquele momento, a emoção tomou conta de nós e a vontade era ficar perto e tocar, mesmo de máscaras.

As duas falas, tanto a do Prof. Wolney, quanto a da Profa. Valéria, vieram com o calor do reencontro, cobertas de competências no âmbito da pesquisa em Arte, bem como de afetividades e subjetividades que permeiam nossos projetos docentes, principalmente aqueles voltados para a escola pública, em “busca da emancipação dos nossos alunos”, como disse a Profa. Valéria Figueiredo, que trabalha pela perspectiva freiriana.

Além do desejo e ansiedade do reencontro e de retomar as atividades presenciais, foi o momento de refletir sobre as perdas de pessoas queridas, familiares e amigos, além de outras perdas: o tempo que ficamos isolados, dentro de nossas casas, longe dos amigos, dos almoços, dos espetáculos artísticos, da rua... A gente comemora o retorno, mas enfatiza a importância da memória e do reconhecimento das dificuldades e tristezas que passamos durante esses dois anos, muitas vezes solitários em casa, na frente de um computador.

A aula de abertura do ano inaugura, no meio do caminho, a pesquisa stricto sensu em Ensino de Arte em nossa comunidade, com foco no professor de Arte da Educação Básica, que atua e enfrenta as alegrias e as dificuldades do trabalho pela educação pública.

(Professor Alexandre Guimarães - Coordenador do Mestrado Profissional em Artes - Rede PROFARTES)

 

I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional ProfArtes

 

O Mestrado Profissional em Artes realizará, nos dias 26, 27 e 28 de maio/2022, o seu I SEMINÁRIO DE PESQUISA, aberto a toda a comunidade. O tema do evento será: “Pare, olhe, escute. Cruzar experiências no ensino da arte”, e já estão abertas as inscrições para os pós-graduandos que quiserem apresentar resumos expandidos. O prazo para envio é até 05 de maio. Para enviar seu trabalho, o pesquisador deve acessar o link: https://ifg.edu.br/profartes?showall=&start=1 

 

Discentes do PROFARTES e de outros programas de pós-graduação poderão enviar esses trabalhos para apresentações orais, durante o evento, sendo que a versão completa das pesquisas aprovadas comporão os anais do evento, na INCOMUM REVISTA (https://revistas.ifg.edu.br/incomum)

 

O tema desta primeira edição convida professores/pesquisadores em Artes à uma parada que exige um olhar atento e a escuta para um estado de alerta da área e da categoria profissional. Nesse parada, cruzam-se experiências que vem da escola, relatadas pelas pesquisas de quem vive a docência em Arte na Educação Básica. O seminário cruza as experiências das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, em trilhas de risco, que permeiam a atuação e a profissionalização docente.

 

 

O Mestrado da Rede ProfArtes

 

O Mestrado Profissional PROF-ARTES, ofertado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), tem o objetivo de qualificar professores da rede pública de ensino, na área de Artes, para o exercício da docência na educação básica. Em sua primeira seleção foram disponibilizadas 25 vagas, tendo sido 5 para a área de Música; nove para a área de Artes Cênicas e 11 para Artes Visuais.

 

Quem pôde participar do processo seletivo foram pessoas que tivessem diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação em qualquer área de formação; pertencessem aos quadros de servidores efetivos de instituições públicas de ensino da educação básica; atuassem no âmbito da educação básica em modalidade formal; estivessem em exercício em sala de aula, ministrando aulas de Arte no momento de inscrição e durante o curso. A seleção ocorreu em duas etapas. A primeira foi a análise de memorial e de projeto, e a segunda fase foi uma prova de arguição

 

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, o Mestrado Profissional em Artes, PROF-ARTES, é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, com duração de 24 meses. Com aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, a pós pertence à área de concentração Ensino de Artes. O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes e Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. No âmbito do IFG, o curso, que é sediado no Câmpus Aparecida de Goiânia e coordenado pelo professor Alexandre Guimarães.

 

 

Saiba mais sobre o PROF-ARTES: https://ifg.edu.br/profartes

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página