Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Câmpus Goiânia sedia 5º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste

Câmpus Goiânia sedia 5º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 13h12 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 13h41

A abertura do evento foi realizada hoje, 26, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia

Abertura do 5º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste ocorreu no IFG - Câmpus Goiânia.

Na manhã desta segunda-feira, 26, foi realizada a solenidade de abertura do 5º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste no Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia .A palestra de abertura do evento foi proferida pelo professor da UFG, Romildo da Silva Pina, que abordou o tema: Superfícies com curvatura constante e variedades de Einstein.

É a primeira vez que o IFG – Câmpus Goiânia sedia um Colóquio Regional da Sociedade Brasileira de Matemática.

O 5º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste é uma realização da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o IFG - Câmpus Goiânia, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. O evento tem por objetivo disseminar, integrar e universalizar o acesso ao conhecimento matemático.

A mesa diretiva da solenidade de abertura do evento contou com a presença da reitora substituta do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, que na ocasião representou o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; do representante da diretoria do Instituto de Matemática e Estatística da UFG, Romildo da Silva Pina; do representante da Sociedade Brasileira de Matemática, Ronaldo Alves Garcia; da diretora-geral do IFG – Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães; da chefe do departamento de áreas acadêmico 2, professora Alessandra Duarte; do coordenador da área de Matemática do Câmpus Goiânia, Iran Martins do Carmo; e do coordenador do evento e professor de Matemática do Câmpus Goiânia, Hugo Leonardo Belisario. O colóquio ocorre durante o Biênio da Matemática 2017-2018, período em que diversos eventos são realizados em todo o mundo para estimular, popularizar e fomentar melhorias no ensino da Matemática.

O Colóquio, que tem caráter regional, reúne não apenas interessados na área de Matemática do Centro-Oeste, mas também estudiosos de diversas regiões do país, como o professor de Matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Diego Alves da Costa, um dos participantes do evento. Segundo ele, a vasta programação, bem como a presença de conferencistas renomados, fizeram com que ele viesse do Ceará até Goiânia para participar do evento. “Eu estou querendo retornar para vida acadêmica ( o professor deseja fazer um doutorado em Matemática) e tinha um Colóquio no Maranhão, que era mais perto, mas a programação não tinha nada na área que eu quero seguir, que é álgebra e teoria dos números. E aqui tem muitos minicursos, palestras, inclusive terá a presença de Diego Marques, que é um grande nome na teoria dos números.”

Professor de Matemática do IFCE, Diego Alves da Costa, veio do Ceará para participar do Colóquio.

Estudantes da casa também estão participando do colóquio. Entre esses, a aluna do 8º período de Licenciatura em Matemática, Soraya Aline dos Anjos Félix. “Eu acho muito importante a realização deste evento no câmpus. Estou muito interessada na palestra que abordará a matemática que há por trás do Google. O Colóquio é uma ótima oportunidade para a gente conhecer coisas novas”.

Aluna de Licenciatura em Matemática do IFG - Câmpus Goiânia, Soraya dos Anjos Félix, diz que o Colóquio é uma ótima oportunidade para conhecer conteúdos novos na área de Matemática.
Aluna de Licenciatura em Matemática do IFG - Câmpus Goiânia, Soraya dos Anjos Félix, diz que o Colóquio é uma ótima oportunidade para conhecer novos conteúdos na área de Matemática.

A programação do evento segue até o dia 30 de novembro, no Câmpus Goiânia, com minicursos, oficinas, sessões técnicas e apresentações de pôsteres na área de Matemática.

Consulte a programação na página do evento

Confira mais fotos do evento na página do IFG – Câmpus Goiânia no Facebook

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia