Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Coordenadores do câmpus recebem treinamento sobre processo de aquisições
GESTÃO

Coordenadores do câmpus recebem treinamento sobre processo de aquisições

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 14h23 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Curso foi ministrado por servidores da gerência administrativa do IFG Câmpus Goiânia Oeste

A direção-geral, juntamente com a gerência administrativa, do IFG Câmpus Goiânia Oeste promoveram ontem, dia 05, o curso sobre Processo de Aquisições para os coordenadores de áreas e de cursos do câmpus. O curso foi ministrado pela gerente administrativa, Rosilda do Carmo de Jesus Brás; pela pregoeira e técnica-administrativa do setor de Aquisições e Contratos, Greicy Bispo Rodrigues dos Santos; pelo coordenador de Administração e Manutenção, Guilherme Lynch de Faria Júnior; e pelo coordenador de Gestão Orçamentária e Financeira, Fernando Ramos dos Reis.

“Este é um curso multidisciplinar elaborado pela gerência administrativa que surgiu de uma necessidade percebida pela direção e pela gerência em difundir este conhecimento para todas as áreas do câmpus. O objetivo do curso foi levar a compreensão do processo de compras e aquisições e a importância do setor demandante neste processo para todas as coordenações do IFG Câmpus Goiânia Oeste. Um pouco do conteúdo eu trouxe do 12º congresso de pregoeiros que participei este ano. No congresso vemos todas as atualizações da legislação, os decretos, as instruções normativas, as decisões do TCU, da AGU, os melhores e mais recentes posicionamentos em relação às aquisições na Administração Pública. Nosso intuito é, a partir deste curso, começar uma parceira com os setores demandantes para iniciarmos os nossos próprios pregões. Os coordenadores de áreas é que sabem do que eles precisam, então tem que ser um trabalho em conjunto do setor de compras com eles. Até aqui fazíamos muitas adesões aos pregões, agora nosso foco é iniciar o planejamento para termos os nossos próprios pregões com os itens que o câmpus realmente necessita”, explicou Greicy Bispo Rodrigues dos Santos, pregoeira do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

A apostila entregue a todos participantes do curso foi elaborada pela equipe da gerência administrativa do IFG Câmpus Goiânia Oeste de acordo com as orientações da Pró-Reitoria de Administração (Proad), com as leis e instruções normativas sobre o tema, além de informações adquiridas pelos servidores do setor em cursos promovidos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e em congressos da área. Os conteúdos ministrados foram: Conceito de Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços; Elaboração de Termo de Referência; Elaboração de Editais de Licitação; Procedimentos do Pregão Eletrônico e SRP; Pesquisa de Preços/Painel de Preços; As atribuições do Pregoeiro e Equipe de Apoio; Fases das Adesões à Ata de Registro de Preços; Gestão de Contratos; Fases da despesa; e Demonstrações sistêmicas.

“É importante que todos nós servidores estejamos em constante processo de formação continuada no exercício de nossa função e para, além disso, é relevante considerar que todos os servidores tenham uma visão sistêmica do lugar que ocupa na administração, pois esta percepção de atuação frente ao todo pode ampliar sua maneira de pensar e, por conseguinte, de agir, maximizando os benefícios e rendimentos de sua atividade e de todo o Câmpus o que colabora para a atividade fim de nossa instituição que é o processo de ensino-aprendizagem", afirmou Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, diretora-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Rosilda do Carmo de Jesus Bras, gerente administrativa do câmpus, também destacou a importância do curso para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos: “Esse curso é de extrema relevância para as atividades serem concluídas da melhor forma possível porque nossas atividades, mesmo não sendo em sala da aula, estão envolvidas diretamente com o ensino. Temos a função por trás do ensino que é disponibilizar os materiais, os equipamentos essenciais, para que os alunos tenham boas aulas, boas práticas. Sem a nossa atuação, a parte fim que é o ensino não acontece de forma completa, assim, o objetivo do curso foi dar subsídio para que os setores requisitantes conduzam os processos de compras para que consequentemente os alunos tenham as condições necessárias para uma boa aprendizagem”.

“O curso Técnico em Enfermagem – como é um curso novo e em uma área nova no instituto, que a área da saúde – demanda muitos equipamentos que o IFG não têm nem no nosso câmpus, nem em outros câmpus para fazer empréstimo, como outros cursos conseguem fazer. Por isso, para mim o curso de Processo de Aquisições foi essencial para direcionar e orientar os professores da área técnica, especialmente, e também os professores da área básica com os quais fazemos atividades integradas, sobre as normativas que regem esse processo e como devemos auxiliar na elaboração destes processos. Além da parte de legislação mostrada, a forma como o processo de compras é encaminhado que foi apresentada também é essencial para nós coordenadores de curso que recebemos muitas demandas e questões dos docentes sobre o prazo de entrega de equipamentos e materiais. Precisamos compreender que esses pedidos levam tempo e exigem o trabalho de uma equipe multiprofissional para conseguir, que é um processo bem trabalhoso e complexo, assim, temos que nos envolver e repassar isso aos nossos colegas”, disse Katiane Martins Mendonça, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem Modalidade EJA no IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.