Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Últimas notícias > Aluna do Câmpus Senador Canedo recebe Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq
DESTAQUE

Jordanna Emilly Alves dos Santos venceu a categoria Júnior, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h49
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 11h38

Diretor Científico do CNPq, Olival Freite Jr. entrega prêmio à estudante do Câmpus Senador Canedo Jordanna Emilly Alves dos Santos

A discente do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) Jordanna Emilly Alves dos Santos, do curso técnico em Automação Industrial, foi a vencedora da categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia de entrega da premiação ocorreu na segunda-feira, 08 de julho, durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém/PA.

Jordana recebeu, além das passagens aéreas e diárias para participar da 76º Reunião da SBPC, o valor de R$ 5 mil e uma bolsa de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica no país. A premiação é resultado da participação da estudante no projeto “Desenvolvimento de plataforma analítica em substrato de papel para o monitoramento de titulações ácido-base”, que envolve o Câmpus Senador Canedo e o Grupo de Microfluídica e Eletroforese (GME), do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG), e conta com a participação da professora Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro, do Câmpus, e do professor Wendell Coltro e do pesquisador Lucas da Costa Duarte, ambos da UFG.

“Receber esse prêmio pelo meu trabalho científico é uma honra enorme e uma motivação para seguir em frente. Não se trata apenas de uma conquista pessoal, mas sim do reflexo do esforço e dedicação de toda minha equipe. É um reconhecimento do nosso compromisso e empenho contínuo nessa importante iniciativa”, disse Jordanna.

Para ela, o prêmio é fonte de inspiração e, ao mesmo tempo, abrirá novas portas. “Esse reconhecimento abre novas oportunidades de colaboração e aprendizado. Estou empolgada em ver o que o futuro me reserva e espero continuar evoluindo como pesquisadora, sempre buscando novas descobertas e maneiras de gerar um impacto positivo. Este prêmio me dá energia extra para seguir em frente, determinada a alcançar realizações cada vez mais expressivas em minha carreira profissional”, destacou.

A professora Monise Cristina Ribeiro Casanova Coltro, do Câmpus Senador Canedo, ressaltou a importância do prêmio para o IFG. “O prêmio recebido pela aluna Jordanna é extremamente importante para o IFG, pois aumenta a notabilidade e a credibilidade da Instituição no âmbito da pesquisa, alimentando um processo cumulativo e de longo prazo, além de ser um reconhecimento do sucesso da integração do ensino médio ao superior no âmbito da pesquisa”, ressaltou Monise.

A Diretora-Geral do Câmpus Senador Canedo, a professora Maria Betânia Gondim da Costa, parabenizou a estudante Jordanna Emilly e a professora Monise Cristina, assim como o professor Wendell Coltro e o pesquisador Lucas da Costa. “Nós estamos muito felizes com a premiação”, disse. Ela destacou também o importante papel da pesquisa no processo ensino-aprendizagem e disse esperar que o feito da Jordanna seja estímulo à pesquisa. “E que esse prêmio venha a ser um motivador para que mais e mais estudantes venham participar dos projetos de iniciação científica e tecnológica, seja nos cursos técnicos, seja na graduação”, afirmou.

O prêmio

Estudantes agraciados com o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq expõe os certificados que receberam

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é concedido pelo CNPq de forma anual, com o objetivo de premiar estudantes de graduação bolsistas de iniciação científica e tecnológica, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica no Ensino Médio (PIBIC-EM), que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, evidenciando sua contribuição para o alcance dos objetivos dos programas.

Além das três categorias de bolsistas, o Prêmio contempla, ainda, a categoria Mérito Institucional, destinada a instituições participantes dos programas institucionais de bolsas de iniciação cientifica e tecnológica que tenha bolsistas inscritos no Prêmio. Nesta edição, a instituição vencedora foi a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que receberá em sua quota bolsas adicionais dos programas institucionais de bolsas de iniciação cientifica e tecnológica, além de troféu e passagens e diárias para que seu representante participe da cerimônia de premiação na reunião anual da SBPC.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.