Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Câmpus > Jataí > Notícias do Câmpus Jataí > Câmpus Jataí recebe estudantes novatos para o ensino presencial
RETORNO GRADUAL

Câmpus Jataí recebe estudantes novatos para o ensino presencial

Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 09h35 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 11h04

A recepção dos calouros na Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG)  marca o início do primeiro semestre letivo de 2022. É a primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 que toda a comunidade acadêmica do Câmpus se reúne para atividades presenciais. A recepção dos estudantes veteranos ocorrerá nesta terça-feira, 15 de março e as aulas ocorrerão normalmente a partir de quarta-feira.

No período matutino da segunda-feira, estudantes ingressantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Manutenção e Suporte em Informática, Edificações e Eletrotécnica participaram do acolhimento discente. Já a noite, foram os estudantes do Secretariado, Engenharia Civil. Física e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já nesta terça-feira, discentes veteranos dos cursos oferecidos pelo Câmpus Jataí estão sendo recebidos na Unidade Flamboyant.

A saudação inicial aos estudantes ocorreu no espaço do Refeitório Estudantil, que reuniu servidores e estudantes. O professor Ruberley Rodrigues de Souza, diretor-geral do Câmpus, celebrou o retorno "perceber este câmpus cheio de estudantes e recebê-los de forma presencial é uma enorme satisfação. Ainda precisamos respeitar os protocolos sanitários para que continuemos presencialmente", afirmou. Em seguida, Ruberley convidou servidores e servidoras presentes para se apresentarem ao corpo estudantil.

Por fim, ainda no restaurante, o membro do Comitê de Biossegurança professor de Química  Alisson Benite apontou rapidamente as orientações de biossegurança, ressaltando a necessidade de se cumprir com todos os protocolos, manter o afastamento de um metro entre os estudantes, utilizar as máscaras faciais e higienizar constantemente as mãos. Para exemplificar o protocolo e a situação sanitária apontada pelo Boletim Epidemiológico, Alisson fez uma metáfora entre as fases do Boletim e semáforos.

ESTUDANTES

A programação da recepção tanto dos calouros, quanto dos veteranos, seguiu com a apresentação dos espaços físicos do câmpus. Os coordenadores de cada curso levaram os estudantes até as salas de aula, laboratórios, biblioteca, mini auditório. A estudante do primeiro período de física, Letícia, ressaltou a oportunidade de cursar universidade em Jataí. "Física não era minha primeira opção, gostaria de fazer Astronomia, mas o curso de Física pode proporcionar as chances que preciso para me aprofundar posteriormente na Astronomia", explicou.

Já o estudante Miguel Faustino, do terceiro ano de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) festejou estar junto aos colegas. "Já estou no meu terceiro ano e só agora vou viver o câmpus, Logo que comecei o curso, a pandemia chegou e não aguentava mais esse ensino remoto, acho que ele não fez bem pra mim e nem pra ninguém", contou.

DATAS IMPORTANTES

No próximo dia 24 de março ocorrerá a primeira reunião presencial com os responsáveis pelos estudantes dos cursos técnicos integrados em tempo integral do câmpus desde 2020. No período compreendido entre os dias 21 e 26 de março poderá ser feito o ajuste de matrícula com as coordenações dos cursos superiores. Discentes interessados em colar grau no próximo dia 14 de julho deverão fazer a solicitação até o dia 1º de abril.  Já o dia 3 de abril é o prazo final para o trancamento de matrícula de estudantes dos cursos superiores.  No dia 26 de maio será divulgada a lista dos estudantes aptos a colar grau. Por fim, 16 de julho é a data limite para discentes que queiram colar grau no segundo semestre de 2022 defendam seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí