Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Câmpus > Senador Canedo > Notícias do Câmpus Senador Canedo > Educação a Distância ganha nova página no Portal IFG
Digital

Educação a Distância ganha nova página no Portal IFG

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2024, 13h30 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 13h39
Objetivo da reformulação é facilitar o acesso às informações da EaD no IFG e tornar a navegação mais fácil e intuitiva

Nova página da EaD apresenta botões clicáveis e informações de fácil acesso

A Educação a Distância do Instituto Federal de Goiás (IFG) está de página nova no Portal da Instituição na internet. A página eletrônica anterior foi completamente reformulada, ganhando novas funcionalidades, layout mais moderno e dinâmico, e com conteúdos informativos sobre os cursos a distância ofertados pelo IFG. O acesso ao novo ambiente digital da EaD se dá pelo link: https://ifg.edu.br/ead. O desenvolvimento foi realizado pela equipe da Diretoria de Educação a Distância, em parceria com a Diretoria de Comunicação Social da Reitoria.

A página foi reestruturada seguindo o modelo já implantado para algumas áreas do site, a exemplo da transparência pública e prestação de contas, documentos institucionais e outras. O modelo implantado contempla “botões” clicáveis que indicam o título de cada conteúdo apresentado pela EaD, tais como: história da Ead no IFG, legislação, seleção de estudantes e de bolsistas, materiais diversos, cursos de graduação e de pós-graduação, bem como os de Formação Inicial e Continuada (FIC). Além disso, são disponibilizados os botões de acesso a Ead TV no Youtube, Moodle IFG Virtual, Moodle IFG Ead, Moodle IFG Presencial, Projetos e Programas e contatos da Ead.

Os materiais didáticos que estão disponíveis foram desenvolvidos pela Diretoria de Educação a Distância/Centro de Formação (DEaD/Cefor) e contemplam materiais textuais e audiovisuais que vão desde apostilas digitais a documentos e orientações, bem como os referentes às formações de professores, estudantes e tutores. No início da nova página eletrônica da EaD há um vídeo de apresentação da área, que pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/7bUxmF2v8II?feature=shared.

A nova página da EaD apresenta um grande acervo de materiais textuais e audiovisuais para consulta, sendo boa parte elaborada pela Diretoria de Educação a Distância/Centro de Formação (DEaD/Cefor)

A forma de disposição das informações torna a navegabilidade dos usurários mais fácil e intuitiva. Para facilitar o acesso da comunidade externa e interna da Instituição, a nova página da EaD recebeu indicação acessível no Portal IFG, intitulado “Cursos EaD”, no menu esquerdo superior (em azul).

EaD IFG

A Diretoria de Educação a Distância é um setor prioritariamente formativo, pois é responsável pela formação de professores e servidores do IFG acerca da Educação a Distância e para a atuação na modalidade. O foco é no processo de ensino e aprendizagem a distância e em todos os aspectos relacionados à modalidade: legislação, literatura científica, curadoria e elaboração de materiais didáticos digitais e guias, customização das salas de aula virtuais, gerenciamento e atualização das versões do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficial do IFG (o Moodle), gravação de videoaulas e podcasts e elaboração de cursos de curta duração no formato MOOC (Cursos Abertos às comunidades interna e externa).

Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desde 2018, o IFG tem ampliado a oferta de cursos a distância de graduação e pós-graduação, possibilitando o acesso à educação para estudantes de diversas localidades.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.