Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Câmpus > Valparaíso > Notícias do Câmpus Valparaíso > Projeto reúne disciplinas e ferramentas de ensino no estudo dos conflitos mundiais
Ação

Publicado: Sábado, 10 de Junho de 2017, 10h48 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 18h20

Iniciativa é interdisciplinar e envolve as matérias de sociologia, geografia e história

Músicas, documentários e jogos, tudo utilizado como ferramenta de ensino para auxiliar os estudantes a compreender os diversos conflitos mundiais ao longo da história. O projeto interdisciplinar, que envolve as matérias de geografia, história e sociologia, está sendo realizado desde o início deste semestre com alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG). Na última quarta-feira,07, os alunos tiveram a aula iniciada com a música “Wind of Change” da banda Scorpions, uma das canções símbolo do fim da guerra fria e, em seguida, foi desenvolvida uma atividade com o jogo de tabuleiro “Batalha Naval”.

Sobre “Wind of Change”, a professora de geografia Danielle Pereira explica que é uma música emblemática, tocada por uma banda alemã: “ Ela acaba sendo uma música símbolo do fim da guerra fria”. Sobre o projeto, Danielle conta que é uma conjunção de aulas teóricas e práticas. No jogo da “Batalha Naval”, que é uma competição que envolve estratégia, os alunos jogaram em dupla, cada pessoa representando uma potência da Guerra Fria (Estados Unidos e União Soviética). Sobre a história do “Batalha Naval”, a professora de geografia conta: “ Foi um jogo que surgiu com a Primeira Guerra Mundial, com os soldados americanos”. Entre as atividades práticas  já desenvolvidas, estão exibição de documentários sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial; e o uso do jogo de tabuleiro “WAR” em sala de aula (que trabalha entre diversos aspectos, com a geopolítica e geografia mundial).

Além da professora Danielle, participam do projeto interdisciplinar o professor de sociologia Osvaldo Assis e a professora de história Mariana Amorim. Sobre a ação integrada, a professora de geografia esclarece: "Existe a conjunção de teoria e prática em toda aula".

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valaparíso