Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Luziânia) > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Diversidade na produção acadêmica, científica e cultural do IFG
Início do conteúdo da página
MOSTRA

Diversidade na produção acadêmica, científica e cultural do IFG

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 15h59 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 16h59

Projetos, ações e estudos desenvolvidos por servidores e alunos compõem a mostra integrada que se encerra nesta quinta-feira

Na abertura da seção 2, o diretor de Ações Sociais da Proex, Willian Batista dos Santos, chamou a primeira apresentação
Na abertura da seção 2, o diretor de Ações Sociais da Proex, Willian Batista dos Santos, chamou a primeira apresentação

 

Temas variados de múltiplas áreas do conhecimento estão na rotina de servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás. Da Literatura à Robótica, passando pela Educação, Agroecologia e muitas outras, a produção acadêmica, científica e cultural da comunidade interna tem como uma de suas características a diversidade. Uma parte desse trabalho está presente na I Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada dentro do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex).

Vinte e nove trabalhos compõem a Mostra Integrada, divididos em três seções. A seção um agrupou trabalhos de Literatura, Educação e Cultura. Ela abriu a mostra nesta terça-feira, com apresentações das 9 horas às 12 horas.

A seção dois está em andamento na tarde desta quarta-feira, 3, com apresentações de projetos e ações na área de tecnologia aplicada. E a seção três vai encerrar a mostra, na quinta-feira, com o tema IFG e Comunidade.

A seção desta quarta-feira começou com a apresentação dos projetos de extensão “Introdução à pesquisa científica” e “STEAM4Girls: Aprendizagem Criativa para Estímulo de Meninas Cientista”, ambos desenvolvidos por professores e alunos do IFG com alunos de escolas da rede pública.

Na sequência, está prevista a apresentação dos trabalhos “Laboratório de Diálogos Públicos: sistematização de experiência e reflexão sobre pesquisa-ação”; “O ensino da Matemática nos cursos técnicos do IFG utilizando as TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação”; “Estudo teórico de materiais bidimensionais heteroestruturados do tipo van der Waals usando Teoria funcional de Densidade (DFT)”; “Obtenção de nanomateriais estruturados mediante sistema core-shell. Uma proposta para aplicações em nanobiotecnologia”; “Otimização nas rotas de ônibus fretado: uma abordagem através do problema de roteamento de veículos”; “Casa inteligente”; “Avaliação de eficiência energética de uma edificação histórica da Cidade de Goiás”; “Influência dos tipos de reguladores de tensão e velocidade no desempenho dinâmico de geradores síncronos em sistemas de distribuição de energia utilizando o Software PSP-UFU”.

Na quinta-feira, a seção três da Mostra Integrada será realizada das 18 horas às 21 horas. Serão apresentados os seguintes trabalhos: “Refugiados venezuelanos: intercâmbio cultural e letramentos”; “Diáspora: sentir o outro – uma imersão no drama de milhões de refugiados”; “Trocando cartas entre FE-UFG e IFG: arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias)”; “Pomar Educativo do Cerrado”; “Horta na escola: agroecologia e comunidade”; “A dinâmica da produção de saneantes no IFG - Campus Itumbiara, para o combate à COVID-19”; “Impactos da pandemia na realidade social: diálogos à luz do conhecimento desenvolvido pelas pesquisas no IFG Goiânia Oeste”; “O uso das redes sociais do PET Química IFG como ferramenta de combate ao Covid-19” e “Análise do campo científico brasileiro da genética humana e médica”.

A primeira seção da Mostra Integrada, realizada na terça-feira, contou com as seguintes apresentações: “8º Concurso Cultural Leitores/as Destaque do Ano”; “Quarentena Literária”; “Os sentidos da Sociologia nos livros didáticos para o Ensino Médio”; “Diálogos sobre educação: inclusão, linguagens e tecnologias lançamento da coletânea do grupo de pesquisa panecástica”;
“Abordagem de açúcares e adoçantes por meio de textos de divulgação científica para o ensino médio”; “A interação entre estudantes do IFG com as plantas medicinais e as plantas alimentícias não-convencionais (panc)”; “Sobrevivendo ao IFG: mudanças no aspecto comportamental dos alunos do ensino médio técnico do IFG Luziânia”; “Um bate papo sobre sedentarismo na adolescência: uma prática educacional” e “Comportamento e saúde mental entre adolescentes do ensino médio”.

A seção 1 da Mostra Integrada pode ser revista no link: https://www.youtube.com/watch?v=xS4Z2P1W68E

A seção 2 está sendo transmitida ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=uglWKEripcU

A seção 3 será transmitida ao vivo nesta quinta-feira, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MDH8W1E8wxg

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página