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Projeto Envolver

Professores de Linguagens ministram curso preparatório para a redação do Enem

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 08h57 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 18h08

A ação teve início nessa quarta-feira e quem perdeu o primeiro encontro ainda pode participar.

Estudantes interessados em aprender as técnicas e obter dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 participaram, na tarde desta quarta-feira, 05, do primeiro encontro da Oficina de Produção Textual: Desmistificando o texto dissertativo – argumentativo no ENEM, promovida pelos professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Daniele Gonçalves Dias, Lemuel da Cruz Gandara e Regiane de Jesus Costa, do Câmpus Formosa, do IFG.

A oficina foi proposta para que alunos do Ensino Médio do câmpus e da comunidade externa possam aperfeiçoar a escrita com foco no Enem e está inserida no Projeto Envolver. Os encontros acontecem às quartas-feiras, das 15h às 17 horas, via Google Meet. Serão seis encontros no total, que contabilizam 12 horas complementares. No primeiro encontro, os participantes puderam conhecer os coordenadores do projeto que estarão com eles nesta jornada. Além disso, também assistiram a uma apresentação geral da ação.

Inicialmente, os professores apresentaram as competências que o participante deve dominar para a redação do Enem e trataram das citações no texto. Segundo a professora Daniele, o artigo 5º, da Constituição Federal, é uma citação-chave a que o aluno pode recorrer. “Nenhum tema do Enem está fora deste artigo. Todos os temas do Enem até hoje, você pode citar o Art. 5º”, afirmou a docente.

Sobre o artigo 5º, que garante a igualdade de todos perante a lei e o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e propriedade, Daniele reafirmou a importância e que ainda há participantes do Enem que escrevem uma redação fora da proposta, a qual deve levar em conta os direitos humanos, respeitando a Constituição brasileira. “Há algumas opiniões que não são possíveis em um processo seletivo, pois o nosso país tem uma Constituição”, disse a professora Daniele Gonçalves.

Para os professores, aquele que vai desenvolve r a proposta de redação no exame deve ampliar o seu conhecimento de mundo. “Não parafrasear, pois a banca quer ver argumentos que vêm de fora dos textos motivadores, [ou] a nota não passará da metade nesta competência”, alertou Daniele. “Antigamente, qualquer citação valia. Hoje não, tem que ser pertinente, pois vale nota e você perde em coesão e perde em coerência”, completou.

Lemuel ressaltou que o participante precisa prestar atenção também nas questões das outras áreas, que podem ser de grande valia quando se está sem ideias para fazer a abordagem. “Tem uma coisa muito importante: (...) a prova do Enem também te fornece elementos que você pode usar na redação”. Os professores deram dicas, como escrever propostas de intervenção para treinar, sabe utilizar os conectores, apresentar um repertório sociocultural consistente e apresentar uma solução para a problemática.

 

Cronograma

Mesmo que o interessado não tenha participado do encontro anterior, poderá participar dos próximos encontros. Veja, abaixo, o cronograma:

DATA

TEMA E LINK DO ENCONTRO

 

12/08/20

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Link: meet.google.com/qvw-szwf-pzd

 

 

19/08/20

Competência II:Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Link:  meet.google.com/qvw-szwf-pzd

 

26/08/20

Competência III: selecionar, relacionar, organizar, interpretar informações, fatos, e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Link: meet.google.com/qvw-szwf-pzd

 

02/09/20

Competência IV _ demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Link: meet.google.com/qvw-szwf-pzd

 

09/09/20

Competência I: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Link: meet.google.com/qvw-szwf-pzd

 

16/09/20

Competência I: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Link: meet.google.com/qvw-szwf-pzd

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

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