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Produção científica

Pesquisa sobre a marca do IFG é publicada como capítulo de livro

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 14h25 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 08h58

O estudo, que faz parte do programa institucional de iniciação científica, foi divulgado no livro Geografia, Ensino e Construção de Conhecimentos

A pesquisa foi publicada neste ano como capítulo do livro “ Geografia, Ensino e Construção de Conhecimentos”.
A pesquisa foi publicada neste ano como capítulo do livro “ Geografia, Ensino e Construção de Conhecimentos”.

Pesquisa integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) que analisa a marca do Instituto Federal de Goiás (IFG), desenvolvida por professores e alunos do Câmpus Goiânia, resultou na publicação de capítulo do livro "Geografia, Ensino e Construção de Conhecimentos", da Atena Editora. No artigo, são apresentados pontos positivos e negativos apontados por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do câmpus em relação à geografia humana e às paisagens que remetem à marca institucional.

O trabalho de pesquisa de título "A Geografia Humana e suas Paisagens: diagnóstico para o fortalecimento da marca IFG, Campus Goiânia, GO"  foi elaborado conjuntamente pelos docentes do Câmpus Goiânia do IFG, Lídia Milhomem Pereira, Fábio Carvalho e Júlio Cesar, e pelos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio também do câmpus: Anna Lara Rodrigues (Telecomunicações), Bruna Martinelle Cyrillo da Silva (Telecomunicações), Gabriel de Araújo Fonseca (Mineração), Júlia Lopes Machado (Mineração), Lucas Alves de Santana Garcia (Mineração) e Tallyson da Silva Santos Cavalcanti (Controle Ambiental).

Segundo a professora da área de Geografia do Câmpus Goiânia do IFG e orientadora Lídia Milhomem, o objetivo da pesquisa de iniciação científica foi realizar um levantamento que possibilitasse o diagnóstico mercadológico e organizacional sobre a marca do IFG, especificamente do Câmpus Goiânia, a partir do olhar dos estudantes dos cursos técnicos integrados da unidade.

A problematização centrou-se na questão de que historicamente a Instituição passou por diversas mudanças, desde sua fundação até os dias atuais, com também alterações de marcas, por exemplo, da antiga Escola Técnica de Goiânia, da Escola Técnica Federal de Goiás, do ex-Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO) até a atual denominação enquanto IFG.

A professora Lídia explica que se trata de uma pesquisa que inter-relaciona as distintas áreas de atuação e de conhecimento dos docentes e dos estudantes pesquisadores. O estudo promove uma investigação que envolve a categoria geográfica, a paisagem, assim como também o histórico de Goiânia e do Instituto Federal de Goiás (IFG).

“A pesquisa teve uma amplitude e proporção maiores do que o próprio eixo central, que era inicialmente a análise da marca. Na metodologia, que foi quali-quantitativa, e nos resultados foram redigidos os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades nas visões dos estudantes dos cursos técnicos integrados do IFG Câmpus Goiânia”, destaca a professora.

A respeito da publicação no livro, o grupo recebeu com entusiasmo, euforia e alegria de terem feito uma pesquisa que obteve abrangência nacional. O capítulo do livro está disponível no link da revista no site da editora: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3985

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

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