Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Luziânia) > IFG > Câmpus > Luziânia > Notícias do Câmpus Luziânia > Projeto Viva o Livro mobiliza a comunidade de Luziânia
extensão

Projeto Viva o Livro mobiliza a comunidade de Luziânia

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h30 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 10h20

A ação busca estimular estudantes do Ensino Médio para a descoberta do prazer da leitura e da escrita de uma obra

Professor Luciano dos Santos (centro), autor do livro, com diretor-geral, professor Reinaldo Reis, e servidores do Câmpus Luziânia

Música, dança, um bate papo com o autor, exposição das publicações da editora, sorteio de livros, entrega de um kit e um lanche de confraternização marcaram a tarde da última sexta-feira, 24 de novembro. Aproximadamente 250 participantes, entre estudantes do Ensino Médio do Câmpus Luziânia e do Colégio Estadual Epaminondas Roriz e alunos do curso superior de Licenciatura em Química, se reuniram para um momento de cultura e arte. Foram objeto de reflexão a escrita de um livro, sua publicação e a perspectiva de contribuições da obra para nosso cotidiano.

A abertura do evento foi feita pela professora Tânia Mara, coordenadora da atividade do Projeto Viva o Livro no Câmpus Luziânia. Em seguida, o Diretor-Geral, professor Reinaldo Reis, fez uso da palavra e acolheu toda a comunidade presente. O momento cultural de abertura contou com uma apresentação do Coral CoroLuz, sob a regência do professor Tiago Hoerlle. Na sequência, as turmas dos 2º anos dos cursos técnicos integrados em Informática para Internet, Química e Edificações realizaram uma apresentação de dança e expressão corporal, coordenados pelos professores Pedro Henrique Pereira Barbosa e Danielle Batista de Moraes.

Após as atividades da abertura, o palco se transformou numa sala de estar e teve início o bate-papo com professor Luciano dos Santos, autor da obra Identidade da América Latina. Convidado a sentar-se junto a estudantes do Ensino Médio e de Licenciatura em Química, o professor Luciano acolheu as perguntas dos estudantes e, em suas respostas, forneceu uma rede de informações, na qual apresentou seu itinerário como autor, o surgimento da ideia da obra a partir de sua pesquisa como historiador e suas preocupações com os movimentos sociais da América Latina e Brasil. Num clima descontraído, o autor apresentou seu livro Identidade da América Latina: o projeto intelectual de Leopoldo Zea e abriu o espaço para perguntas.

O projeto de extensão Viva o Livro: interação entre autores e estudantes da rede pública mostrou-se como um caminho significativo para ampliar os horizontes. Ao final do diálogo com o autor, houve o sorteio dos livros e um momento de autógrafos. Os estudantes receberam um kit com caderno, lápis, caneta e marcadores de páginas com o desafio de começaram a escrita de seus textos para uma futura edição e publicação de seus contos e poemas.

Os professores Luiz Fernando Duarte Prados, de Literatura, e o professor Hélio Mendes de Oliveira Campos, do apoio à Inclusão, representaram a diretora do Colégio Epaminondas Roriz, professora Francisca Margareth da Silva. Eles acompanharam os estudantes e afirmaram sua satisfação com o evento, no desejo que iniciativas como estas se consolidem na relação do IFG com as escolas públicas do município de Luziânia.

A ação da Editora IFG, sob a coordenação do professor Olliver Mariano Rosa, em conjunto com a professora Tânia Mara Vieira Sampaio, do Câmpus Luziânia, desencadeou um processo de construção coletiva que mobilizou muitos estudantes do câmpus para comporem a programação.

Da equipe local, participaram a bolsista de extensão Letícia Beatriz Xavier Sales, de Licenciatura em Química, e como voluntárias do mesmo curso, as alunas Cássia Sousa dos Anjos e Luana Souza de Oliveira. Estavam envolvidos também os estudantes Juliana da Silva e Andressa Alves Menezes,  do técnico integrado em Química, e Paulo Roberto de Morais Pereira e Bruno de Leles Camargos, do técnico integrado em Informática para Internet, e o servidor Robson Barbosa Souza.

A professora Tânia Mara agradeceu a todos os envolvidos na organização e ressaltou o apoio da chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Marizângela Bortolo, que foi fundamental para o êxito da atividade.

Confira as fotos do projeto Viva o Livro.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia, com informações da professora Tânia Mara.