Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IV Secitec do Câmpus Águas Lindas encerrou nesse sábado (20) com plenária sobre violência doméstica
Início do conteúdo da página
SECITEC 2018

IV Secitec do Câmpus Águas Lindas encerrou nesse sábado (20) com plenária sobre violência doméstica

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 18h56 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 09h53

Evento reuniu comunidade interna e externa com a temática: "Periferia dos Saberes?  Ciência para Redução das Desigualdades do DF e Entorno”

Entre os dias 17 a 20 de outubro, o Câmpus Águas Lindas promoveu sua IV Semana de Ciência e Tecnologia, este ano intitulada: Periferia dos Saberes? Ciência para Redução das Desigualdades do DF e Entorno”, que foi contemplado com recurso do CNPq.

O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre as escolas municipais de Águas Lindas, Cocalzinho de Goiás e Brazlândia, região administrativa do DF, e contou com apresentações artísticas, feira de troca de livros e seminários de apresentação oral dos resultados das pesquisas de iniciação científica dos alunos do Ensino Médio, com a participação da Faculdade Mauá. Confira as fotos aqui.

Coordenadora da Secitec junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prof.ª Alice Gabriel comenta como foi definida a programação: “definimos as palestras e mostras de acordo com o foco da Secitec, que é a extensão e divulgação científica de forma a reduzir a desigualdade.”

Para o prof. Gilvan Gomes da Silva (Iesb Oeste), que participou da Roda de Conversa com Pesquisadores Provenientes de Escolas Públicas na quarta-feira (17), é necessário que a periferia ocupe espaços acadêmicos, trazendo o exemplo do sociólogo e político brasileiro Florestan Fernandes, que teve uma origem humilde e concluiu os estudos na escola pública: "há uma grande diversidade de olhares e saberes na periferia, e o preenchimento do meio acadêmico cria oportunidades de legitimarem sua voz e ocuparem espaços na construção de políticas públicas."

Marcando presença nos dias da Secitec, o estudante Carlos Henrique Carvalho, do 3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente, considera importante o diálogo com a comunidade externa: "passamos por tempos difíceis para a pesquisa e a ciência, então ter a oportunidade de experimentar, participar, vivenciar e promover um evento desse porte e com tamanha voz é gratificante."

  

Periferia dos Saberes

A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de extensão, Daniel Silva Barbosa. O evento recebeu cerca de 180 inscritos em cada palestra e contou com 24 trabalhos na modalidade de comunicação oral. No dia de encerramento (20) teve oficinas e minicursos na parte da manhã, finalizando no período da tarde com a Plenária Comunidade em Pesquisa: Violência Doméstica, aberta ao município.

Para a Prof.ª Mariana Magalhães Nóbrega, uma das organizadoras do evento: "a Secitec deste ano teve um caráter mais extensionista, com o  objetivo de aproximar com o município para debater os problemas locais, divulgar e popularizar as pesquisas desenvolvidas na região, reunindo o Instituto Federal de Brasília, Câmpus Recanto das Emas,  o colégio estadual Rocha Leal, escolas municipais de Águas Lindas e região, para que juntos possamos construir coletivamente a periferia dos saberes. Foi uma oportunidade de muitos aprendizados e conquistas que superou todas as nossas expectativas”, declara.

 

Cerimônia de Abertura da IV Secitec: Prof.ª Alice Gabriel, Prof.ª Mariana Magalhães Nóbrega, Diretor-Geral do Câmpus Águas Lindas Prof. Tiago Gomes Araújo, pró-reitor de Extensão Daniel Silva Barbosa, e Chefe de Departamento de Áreas Acadêmica Prof. Marcos Frizzarini 
 
 
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Fim do conteúdo da página