Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IV Secitec do Câmpus Águas Lindas encerrou nesse sábado (20) com plenária sobre violência doméstica
SECITEC 2018

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 18h56 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 09h53

Evento reuniu comunidade interna e externa com a temática: "Periferia dos Saberes?  Ciência para Redução das Desigualdades do DF e Entorno”

Entre os dias 17 a 20 de outubro, o Câmpus Águas Lindas promoveu sua IV Semana de Ciência e Tecnologia, este ano intitulada: Periferia dos Saberes? Ciência para Redução das Desigualdades do DF e Entorno”, que foi contemplado com recurso do CNPq.

O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre as escolas municipais de Águas Lindas, Cocalzinho de Goiás e Brazlândia, região administrativa do DF, e contou com apresentações artísticas, feira de troca de livros e seminários de apresentação oral dos resultados das pesquisas de iniciação científica dos alunos do Ensino Médio, com a participação da Faculdade Mauá. Confira as fotos aqui.

Coordenadora da Secitec junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prof.ª Alice Gabriel comenta como foi definida a programação: “definimos as palestras e mostras de acordo com o foco da Secitec, que é a extensão e divulgação científica de forma a reduzir a desigualdade.”

Para o prof. Gilvan Gomes da Silva (Iesb Oeste), que participou da Roda de Conversa com Pesquisadores Provenientes de Escolas Públicas na quarta-feira (17), é necessário que a periferia ocupe espaços acadêmicos, trazendo o exemplo do sociólogo e político brasileiro Florestan Fernandes, que teve uma origem humilde e concluiu os estudos na escola pública: "há uma grande diversidade de olhares e saberes na periferia, e o preenchimento do meio acadêmico cria oportunidades de legitimarem sua voz e ocuparem espaços na construção de políticas públicas."

Marcando presença nos dias da Secitec, o estudante Carlos Henrique Carvalho, do 3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente, considera importante o diálogo com a comunidade externa: "passamos por tempos difíceis para a pesquisa e a ciência, então ter a oportunidade de experimentar, participar, vivenciar e promover um evento desse porte e com tamanha voz é gratificante."

Periferia dos Saberes

A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de extensão, Daniel Silva Barbosa. O evento recebeu cerca de 180 inscritos em cada palestra e contou com 24 trabalhos na modalidade de comunicação oral. No dia de encerramento (20) teve oficinas e minicursos na parte da manhã, finalizando no período da tarde com a Plenária Comunidade em Pesquisa: Violência Doméstica, aberta ao município.

Para a Prof.ª Mariana Magalhães Nóbrega, uma das organizadoras do evento: "a Secitec deste ano teve um caráter mais extensionista, com o  objetivo de aproximar com o município para debater os problemas locais, divulgar e popularizar as pesquisas desenvolvidas na região, reunindo o Instituto Federal de Brasília, Câmpus Recanto das Emas,  o colégio estadual Rocha Leal, escolas municipais de Águas Lindas e região, para que juntos possamos construir coletivamente a periferia dos saberes. Foi uma oportunidade de muitos aprendizados e conquistas que superou todas as nossas expectativas”, declara.

Cerimônia de Abertura da IV Secitec: Prof.ª Alice Gabriel, Prof.ª Mariana Magalhães Nóbrega, Diretor-Geral do Câmpus Águas Lindas Prof. Tiago Gomes Araújo, pró-reitor de Extensão Daniel Silva Barbosa, e Chefe de Departamento de Áreas Acadêmica Prof. Marcos Frizzarini

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas