Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas celebra o Mês da Mulher

Câmpus Águas Lindas celebra o Mês da Mulher

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 17h52 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h29

Comunidade acadêmica se reúne ao longo do mês de março para prestar homenagens às mulheres

A manhã do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcada por um momento de união e reflexão entre estudantes, técnicas, docentes e terceirizadas do instituto. Reunidas em roda de conversa, foram debatidos temas como igualdade de gênero e violência contra a mulher.

“Este dia é importante para refletirmos sobre tudo aquilo que precisamos avançar em políticas públicas por uma melhor qualidade de vida das mulheres”, declara a professora de Filosofia, Alice Gabriel.

O momento também serviu para debater a invisibilidade das mulheres na História e o silenciamento das produções femininas. “Temos mulheres geniais na ciência, como a Marie Curie, mas os outros cientistas são mais valorizados. Quando paramos para analisar a História e o pensamento ocidental como um todo, reparamos que é essencialmente formado por homens, brancos e europeus ou norte-americanos. É por isso que o dia 8 de março é muito simbólico, não podemos deixar de celebrar este mês que representa a luta das mulheres para que todas tenham o direito de viver”, pontua a profª. de História, Aline Luz.

"Não podemos deixar de celebrar este mês que representa a luta das mulheres para que todas tenham o direito de viver."

O dia 8 de março ainda contou com oficina de cartazes e a mostra do documentário “A História de Pintadas”, que conta como as mulheres do interior da Bahia venceram o machismo típico na região.

A estudante Camila Oliveira, do segundo ano do curso técnico integrado em Vigilância em Saúde, acredita que a data é importante para homens e mulheres. “É preciso conscientizar a todos sobre a importância de nossa luta, que é justa e necessária”. Sara Carolina, do segundo ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente, defende uma participação e divulgação mais ampla: “Precisamos fazer que as nossas vozes sejam ouvidas e para isso seria muito importante a participação de todos, entre estudantes, técnicos e professores”, ressalta.

O evento deu início ao Mês das Mulheres, que será celebrado durante todo período de março, no Câmpus Águas Lindas.

No dia 14, quinta-feira, foi a vez dos estudantes e servidoras técnicas e docentes se reunirem em memória da vereadora Marielle Franco, em que se completou um ano de seu assassinato no Rio de Janeiro. Na ocasião, velas foram acesas em homenagem às vítimas de feminicídio em Águas Lindas e região.

Os estudantes também fizeram apresentações teatrais e montaram um mural onde deixaram recados umas para as outras.

Origem do mês das mulheres

8 de março corresponde ao início da Revolução Russa, que foi liderada por mulheres, enquanto os homens estavam primordialmente lutando na Primeira Guerra Mundial. A profª. Aline Luz levanta que existe dúvidas em relação à história mais difundida sobre a fábrica incendiada nos Estados Unidos, e que ela não apresenta indícios históricos muito confiáveis. “O silenciamento do dia 8 de março passou a existir após a polarização entre Estados Unidos e União Soviética, criaram um 8 de março ocidental em que as mulheres foram mortas em uma fábrica incendiada, surgindo como vítimas e não mais como protagonistas e líderes políticas. A revolução derrubou um governo absolutista de uma família que estava no poder há várias gerações e mudou todo o mundo ocidental, mas criaram uma versão onde as mulheres aparecem frágeis e indefesas", ressalta.

Programação

A programação do Mês das Mulheres continua e será realizada pela Comissão de Saúde e Prevenção e pelo curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Confira e participe!

SEMANA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DO IFG

27/03: Quarta-feira (vespertino)

14:00 – 14:30: Aula de Yoga (Professora Tereza Soraia)

14:45 – 16h: Ciclo de Oficinas