Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educação transformadora na periferia é abordada na III Semana de Planejamento Pedagógico
Debate

Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 12h32 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

“Criar diálogos para Criar: possibilidades para uma educação transformadora na periferia” é o tema da Semana

Servidor Eduardo Santos participa de dinâmica sobre educação popular

Iniciada na última segunda-feira, 10, a III Semana de Planejamento Pedagógico do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Águas Lindas teve por tema “Criar diálogos para Criar: possibilidades para uma educação transformadora na periferia”. O objetivo das atividades, que vão até esta quarta-feira, 12, é promover o diálogo entre servidores, estudantes e parceiros, de maneira a proporcionar ações efetivas na instituição.

A mesa de abertura da Semana teve o tema “A Escola que Acolhe” e contou com a participação da professora Martha Paiva Scárdua, Secretária de Educação do DF. Os servidores do Câmpus comandaram ações de reflexão e debate sobre a realidade e perspectivas pedagógicas da instituição, bem como sobre o uso da pesquisa e extensão como ferramentas para uma educação emancipadora.

Na tarde da terça-feira, 11, os servidores acolheram Jackeline Souza, Educadora Popular e Coordenadora Pedagógica do Coletivo da Cidade, da Cidade Estrutural, que falou sobre os diálogos possíveis entre educação popular e o currículo do Ensino Médio no contexto da periferia.

O professor Dirceu Hermann, Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), destacou a importância desse diálogo ao apresentar a convidada: “a gente vem com uma cultura escolar, educação formal, que muitas vezes é um desafio, uma barreira muito grande para que a gente possa enquanto educadores sermos importantes no processo de formação desse nosso público”, pontuou.

Jackeline Souza desenvolveu sua interação com os professores e técnicos administrativos do DAA por meio de diversas dinâmicas, envolvendo a escuta sensível de músicas e o desenvolvimento de teias de memórias afetivas.

Na quarta-feira, 12, os servidores se voltam para o planejamento de ações transformadoras, tratando de questões mais técnicas, como visitas técnicas, projetos de ensino, calendário de eventos e planos de ensino.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas