Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Arborizar contribui com a arborização do município de Águas Lindas

Projeto Arborizar contribui com a arborização do município de Águas Lindas

Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 12h26 | Última atualização em Terça, 04 de Maio de 2021, 08h59

Por meio de parceria com a Emater Goiás e contribuições voluntárias, projeto distribuiu 300 mudas nativas do cerrado

Devido a pandemia causada pela Covid-19, o projeto de extensão “Educar e Arborizar”, do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas,  teve que encontrar novas formas de atuação durante o seu período de atividades. Desde novembro de 2020 até abril de 2021, servidores, estudantes e membros da comunidade externa vêm realizando reuniões remotas, rodas de conversa e palestras virtuais, para tratar a respeito da importância da arborização da cidade.

Por meio de parceria estabelecida com a Estação Experimental de Nativas do Cerrado, da Emater Goiás, e também de contribuições voluntárias entre os integrantes do projeto e membros da comunidade, foi possível adquirir 300 mudas de árvores. Elas pertencem a 11 espécies frutíferas do cerrado, como: cagaita, caju, jenipapo, graviola, cajá manga, mangaba, baru, jatobá, guapeva, tamarindo, cajuzinho e ipês (branco, amarelo e rosa).

A distribuição das mudas ocorreu no IFG Águas Lindas, de forma dividida entre os integrantes e tomando os cuidados para evitar aglomerações. A ideia da ação é estabelecer uma parceria com a comunidade externa por meio do apadrinhamento das mudas. Dessa maneira, os chamados padrinhos e madrinhas irão acompanhar e tomar todos cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas, e assim contribuir com a beleza e o clima da cidade.

Jaqueline Cardoso, participante da comunidade externa, é uma das madrinhas, e conta que ficou sabendo do projeto pelas redes sociais. Ela adotou mudas de baru, jenipapo, ipê, e mangaba, que foram plantadas em áreas públicas do município (uma das exigências do projeto). Para Jaqueline, a iniciativa foi uma oportunidade para despertar sobre os cuidados com a natureza. “Estamos bastante absorvidos pela dinâmica da vida urbana... Então tive a possibilidade real de cultivar árvores frutíferas e inserir essas frutas no cardápio alimentar”, declara.

A ação continuará acompanhando o desenvolvimento das árvores e publicando as fotos no Instagram do projeto. Também foi criado um grupo no WhatsApp com o intuito de ser um clube de trocas de mudas. Para participar, basta enviar uma mensagem via Direct para a página do Projeto Arborizar: https://www.instagram.com/projeto_arborizar.

Equipe

O projeto de extensão Educar e Arborizar possui como equipe executora do Câmpus Águas Lindas os servidores Carla Adriana Oliveira (proponente), Aline Ribeiro e Herick Soares; os estudantes Kailane Nogueira, Maria Eduarda Marques, Willian Caldas, Wallace da Silva, Maria Fabiana, Victória Lorrana e Gerson de Carvalho; o membro da comunidade externa José Renato Barbosa; e os egressos Érika Silva e Karine de Castro.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas