Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Ensino elabora cartilha com dicas para os estudos online

Projeto de Ensino elabora cartilha com dicas para os estudos online

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 12h42 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 10h41

Cartilha foi desenvolvida em conjunto com estudantes da Educação de Jovens e Adultos

A busca pelo equilíbrio entre saúde e educação em tempos de pandemia; a organização dos estudos de forma remota; metodologias de estudo online; a importância dos estudos com vistas ao ensino superior e inserção no mercado de trabalho. A "Cartilha de Estudos Online: Como estudar em tempos de pandemia de Covid-19?" traz a síntese das principais informações adquiridas no desenvolvimento do projeto de ensino “Temos todo tempo do mundo? A EJA e a organização dos estudos na pandemia de COVID-19”.

O projeto foi desenvolvido de setembro de 2020 a janeiro de 2021, com os discentes do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFG Águas Lindas. Nesse período, foram realizadas reuniões de equipe, monitorias e aulas síncronas virtuais. Ao final do curso, houve um último encontro para produção da cartilha e realização da live final. “Finalizamos com o registro do aprendizado mais relevante que o projeto enfatizou: a importância do trabalho em equipe e troca de saberes em momentos de instabilidade e grandes mudanças”, declara a pedagoga Janaína Firmino, coordenadora do projeto.

Acesse a cartilha “Como Estudar em Tempos de Pandemia”

Os minicursos foram ofertados quinzenalmente e abordaram os seguintes temas: "Saúde e Educação: A necessidade de um equilíbrio", "Filosofia do Tempo: historicidade e contextualização”, “Organização do Tempo: Como montar um cronograma de estudos”, “Metodologias de estudo Online", e "Mundo dos vestibulares/concursos: como criar um cronograma de estudos adequado".

A estudante do terceiro período do curso técnico em Enfermagem, Rosilene de Sousa, conta que o projeto contribuiu na sua organização do tempo e a traçar metas e objetivos. “Estava há 35 anos sem estudar, e uma frase (entre tantas) que foi dita em um dos encontros que me marcou foi não se culpe pelo tempo que ficou fora da escola. Estou aproveitando tudo o que posso, dentro de minhas possibilidades, e enfrentando os desafios que surgem pelo caminho”, declara.

Equipe

O projeto de ensino “Temos todo tempo do mundo? A EJA e a organização dos estudos na pandemia de COVID-19” foi aprovado no Edital 28/2020 da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFG e conta com servidores e estudantes do Câmpus Águas Lindas. Foi coordenado pela pedagoga Janaína Firmino, com a colaboração do professor Rafael Monteiro e dos estudantes bolsistas que atuaram na monitoria, Maria Fabiana da Silva, Carolyne Oliveira, Wallace Silva e Willian Caldas. Além dos membros da equipe, o projeto também contou com a participação de docentes da instituição, de convidados externos vinculados à área da educação e de um egresso.

A cartilha é de domínio público e com acesso gratuito por meio do link: https://publicacoes.even3.com.br/book/como-estudar-em-tempos-de-pandemia-de-covid-19-311135

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas