Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes fazem visita virtual ao Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery
ENFERMAGEM

Estudantes fazem visita virtual ao Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 17h33 | Última atualização em Segunda, 24 de Maio de 2021, 08h21

Visita antecede a Semana de Enfermagem no Câmpus Águas Lindas, que terá início amanhã (14/05)

Na aula dessa terça-feira, 11 de maio, os estudantes do 6º e 7º períodos do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), tiveram a oportunidade de conhecer, virtualmente, o Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A visita antecede a V Semana de Enfermagem do Câmpus Águas Lindas, que irá ocorrer nos dias 14 e 15 de maio.

O momento foi agendado pela professora Danielly Bandeira, para a disciplina de “História, Ética e Legislação da Enfermagem”. Na ocasião, foi apresentada a fachada do museu e todo acervo datado desde a década de 1920, incluindo mobiliário, instrumentos de cuidado, insígnias e réplicas de uniformes. "Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da enfermagem em nosso país, sua raíz profissional, tão importante para atuação e valorização da classe, que há muito luta por melhores condições de ensino, trabalho, reconhecimento e salário", declara a professora.

A Escola de Enfermagem Anna Nery foi fundada em 1923 e é uma das primeiras escolas de enfermagem criada no Brasil. O museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e é vinculado à UFRJ desde 2017. O Câmpus Águas Lindas foi a primeira instituição a realizar a visita virtual fora do estado do Rio de Janeiro, e a técnica administrativa responsável pela condução, Rosa Maria, agradeceu o interesse.

A estudante Agda Freitas conta que essa foi a sua primeira “visita” a um museu, e que foi de grande aprendizado. “O momento permitiu à nós, futuros profissionais da área, conhecer o passado vivido e construído por nossos antecessores. Fatores que são importantes para dar mais valor e respeito à profissão”, destaca.

Veja mais fotos da visita virtual ao museu.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas