Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG lança o livro “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”
EDITORA

IFG lança o livro “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 09h05 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 15h23

Publicação está disponível para download gratuito no site da Editora IFG

Novo livro publicado pela Editora IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG) lançou neste mês de junho, por meio da sua Editora, o livro Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, que faz parte do volume 2 da série Cognoscere: cadernos temáticos de pesquisa do IFG. A publicação está disponível gratuitamente na página eletrônica da Editora (acesse). A organização do livro foi realizada pelos professores Fernando Schimidt (Câmpus Goiania) e Carlos de Melo e Silva Neto (Câmpus Cidade de Goiás). A autoria dos capítulos inclui servidores e estudantes egressos da instituição, além de outros profissionais/pesquisadores ligados a diversas instituições com atuação na área.

A obra foi selecionada por meio de edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e organizado em um único volume, de forma a refletir a diversidade de estudos, pesquisas e experiências realizadas por pesquisadores do IFG, no que se refere à temática meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os capítulos falam sobre diferentes abordagens, dispostos nos eixos temáticos: modelagem de sistemas ambientais; fontes de energias renováveis; águas urbanas e gerenciamento de resíduos e produção sustentável. A obra foi publicada em 2020, mas lançada agora no mês de junho deste ano e contém 14 trabalhos.

A publicação faz parte de um trabalho já realizado pela Instituição há mais de dez anos, pois o IFG vem desenvolvendo ações que envolvem soluções de problemas ambientais e alternativas para o desenvolvimento mais equilibrado das sociedades humanas no mundo. Devido à importância da temática, foi proposta uma composição de trabalhos relacionados ao assunto e, assim, surgiu o caderno Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

“A obra Meio ambiente e desenvolvimento sustentável é composta por uma coletânea de trabalhos produzidos por pesquisadores do IFG e integra a série Cadernos Conoscere. O livro apresenta-se como um trabalho de grande relevância acadêmica, científica e social, especialmente neste momento histórico em que a sociedade brasileira assiste, com muita preocupação, ao que ocorre no âmbito da política ambiental. O livro oferece, assim, uma perspectiva de análise para a compreensão do meio ambiente e desenvolvimento, de um ponto de vista do equilíbrio entre a riqueza econômica e a riqueza natural”, ressalta a coordenadora da Editora IFG, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz.

Para o professor Carlos de Melo, “Entendemos o meio ambiente como tudo o que existe ao nosso redor, influenciando e regendo toda a vida, com os conjuntos de fatores bióticos e abióticos e suas interações, especialmente quando relacionadas aos seres humanos, não por sermos mais importantes, mas por sermos capazes de destruir tudo o que produz e mantêm a vida. Ainda tratamos o meio ambiente apenas como um recurso a ser explorado, em especial nos tempos e nos governos atuais. Assim, haja vista o nosso neste mundo, somente nos podemos pensar soluções sustentáveis para os problemas ambientais que criamos”.

"Esta publicação representa uma amostra das pesquisas desenvolvidas na instituição e por parceiros, pretendendo referenciar e impulsionar estudos afins, valorizando as questões ambientais. Tendo em vista a diversidade de questões abordadas nestes trabalhos e o potencial da Instituição para o desenvolvimento de pesquisas nesta área, esperamos que este Caderno seja um marco histórico na publicação de trabalhos, contribuindo para o desenvolvimento e valorização do conhecimento científico, fundamental para a compreensão dos cuidados que a manutenção da vida requer”, finaliza o professor Fernando Schimidt.

Acesse a publicação: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/50

Acesse a página eletrônica da Editora IFG: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria