Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas conclui a capacitação de 152 participantes em cursos de primeiros socorros
PESQUISA

Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 14h34 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 15h23

Projetos foram voltados a servidores da Educação do município e estudantes do curso técnico em Enfermagem do câmpus

Servidores da Educação de 46 escolas do município participaram de cerimônia virtual de encerramento durante a manhã de sábado (10/07)

No último sábado, 10 de julho, foram realizadas as cerimônias virtuais de encerramento de dois cursos de primeiros socorros ofertados pelo Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), frutos de dois projetos de pesquisa aprovados e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os cursos foram realizados de abril a julho deste ano de maneira remota e obteve a aprovação de 80% dos participantes.

Os últimos encontros foram usados para tirar dúvidas e fazer sugestões de melhorias para as próximas edições. Às 10h aconteceu a cerimônia de encerramento do curso “Capacitação de primeiros socorros para profissionais da Educação do município de Águas Lindas de Goiás”, que formou 72 servidores da Educação entre eles professores, coordenadores e monitores de 46 escolas do município.

Durante o evento pela manhã participaram o secretário municipal de Educação, Evandro José da Silva; a diretora pedagógica do município, Sueny Siqueira Silva; a diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional de Águas Lindas de Goiás, Jussara Ferreira de Souza; o diretor-geral do Câmpus Águas Lindas, professor Tiago Araújo; a gerente de pesquisa e extensão, professora Mariana Magalhães; as professoras responsáveis pelo curso, Thatiane Marques Torquato e Danielly Bandeira Lopes; e os monitores Tiago, Maísa, Ellen e Jariele, estudantes do curso técnico em Vigilância em Saúde.

Para a diretora Jussara Ferreira, o curso foi uma oportunidade para se atualizar em assuntos já conhecidos e aprender novas situações. De acordo com Jussara: “o curso ajudou a desvendar mitos sobre os primeiros socorros e a se preparar para lidar com situações que podem salvas vidas no cotidiano escolar e fora dele”.

Estudantes do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Águas Lindas participam de cerimônia de encerramento do projeto de pesquisa: “Noções de primeiros socorros para alunos do curso técnico em Enfermagem integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos: intervenção em unidade de ensino”
Estudantes do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Águas Lindas participam de cerimônia de encerramento do curso de primeiros socorros

O projeto de primeiros socorros voltado aos servidores proporcionou ao câmpus o ganho de 6 mil reais no edital de fomento ao grupo de pesquisa. Parte do valor já foi recebido e está sendo usado para a compra de materiais para auxiliar na educação em primeiros socorros.

Às 15h foi realizada a cerimônia de encerramento do curso “Noções de primeiros socorros para alunos do curso técnico em Enfermagem integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos: intervenção em unidade de ensino”, com a formação de 80 estudantes do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Águas Lindas. Participaram do evento o diretor do câmpus, Tiago Araújo; a gerente de pesquisa e extensão, Mariana Magalhães; as professoras responsáveis pelo curso, Thatiane Marques Torquato e Danielly Bandeira Lopes; e as monitoras Amanda e Thamires, estudantes do curso técnico em Vigilância em Saúde.

Para a monitora Thamires, mesmo com os desafios de adaptar o projeto para o formato remoto, foi gratificante ver o interesse dos alunos e o resultado do curso: “fico extremamente grata por estar repassando o que colhi para outras pessoas... Ser monitora me proporcionou a oportunidade de manter o conhecimento da matéria de uma forma prática e bem mais detalhada. Assim como ensinei, aprendi também e foi uma honra trabalhar com essa equipe. A organização, planejamento e colaboração dela foi incrível.”

Canal no YouTube

O curso proporcionou a criação de um canal no YouTube onde estão disponibilizadas videoaulas sobre primeiros socorros. O canal pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC_OZMWH6pQrDb7xh1y9Kykw.

Confira mais imagens das cerimônias de encerramento em nosso Facebook

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas