Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas recebe menção honrosa em cerimônia de premiação do Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF
HOMENAGEM

Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 11h54 | Última atualização em Sexta, 24 de Dezembro de 2021, 13h16

Além de menção honrosa, o câmpus também recebeu homenagens às avaliadoras destaques

As grandes áreas do conhecimento exploradas pelo congresso foram Artes e Humanidades, Saúde e Vida, além de Exatas e Tecnologias.

Na última segunda-feira, 06, foi realizada a cerimônia de premiação com os representantes que participaram do 27º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e do 18º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) vem marcando presença no evento desde 2017.

O IFG foi o único do estado de Goiás a participar do congresso, junto outras sete instituições do DF. A lista inclui a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), o Centro Universitário de Brasília (Ceub), o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), a Universidade Católica de Brasília (UCB), o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As grandes áreas do conhecimento exploradas pelo congresso consistiram em Artes e Humanidades, Saúde e Vida, além de Exatas e Tecnologias. Durante a premiação, o Câmpus Águas Lindas recebeu menção honrosa pelo trabalho na área de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), intitulado Primeiros socorros para alunos do curso técnico em enfermagem integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos: intervenção em unidade de ensino, desenvolvido pelas estudantes do curso técnico em Vigilância em Saúde, Amanda Sousa de Queiros e Thamires Paiva de Souza, sob a orientação da Prof.ª Thatiane Marques Torquato e coorientação da Prof.ª Danielly Bandeira Lopes.

A professora Thatiane conta que o trabalho capacitou vários alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre cuidados em primeiros socorros, e que a participação no congresso propiciou atualizações na área. "A menção honrosa é reflexo do compromisso e da dedicação que tivemos ao longo do desenvolvimento do trabalho", declara Thatiane, que diz ter recebido com muita alegria a notícia de que o trabalho foi homenageado.

Professora Mariana Nobrega gerente de pesquisa, pos-gradyacao é extensão do campus Águas Lindas entrega os livros da editora do IFG e kits com brindes
Professora Mariana Nóbrega (à direita), gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do Câmpus Águas Lindas, entrega os livros da editora do IFG e kits com brindes para premiação

A estudante Thamires Paiva declara se sentir muito feliz em saber que o trabalho foi recompensado, e agradece por todo apoio recebido durante a pesquisa. “Especialmente à orientadora Thatiane Marques e à co-orientadora Danielly Bandeira, pelo incentivo e presteza no auxílio do trabalho, em que conseguimos partilhar conhecimentos, dessa forma contribuindo com a educação em saúde; e ao IFG, que juntamente com o CNPq, nos proporcionaram tantas oportunidades”, pontua.

Para a professora Danielly, a participação no evento é um meio de divulgar o trabalho realizado no IFG, e propicia aos estudantes a oportunidade de vivenciarem o ambiente de um evento científico, mesmo que seja em formato online. “Assim, reforçamos o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade. Aproveito também para externalizar que ficamos extremamente felizes pela homenagem recebida. É uma forma de reconhecimento do esforço e dedicação ao trabalho científico”, destaca.

O trabalho dos avaliadores também tiveram destaque no evento em uma nova categoria de premiação, que avalia a atribuição tanto em quantidade quanto em qualidade. Foram dois premiados para cada instituição de ensino. No Câmpus Águas Lindas, as escolhidas foram as professoras Aline Pereira e Danielly Bandeira.

Sobre o evento

O Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF tem como finalidade facilitar a divulgação dos trabalhos dos estudantes para a sociedade, além de servir como reconhecimento à dedicação de discentes e seus respectivos orientadores. Assim como ocorreu em 2020, nesta edição a organização optou pela transmissão online, pelo Youtube, como forma de garantir maior segurança na celebração

A entrega dos prêmios engloba diferentes categorias para cada um dos programas institucionais – de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF), de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) e de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Os programas de iniciação científica de cada instituição ofereceram lembranças para premiação, como livros e kits com brindes. Nesta edição, em todas as subcategorias da premiação do Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), os agraciados terão vaga de pré-incubação sem ônus no Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI) da UnB.

Assista ao vídeo da cerimônia de premiação: https://www.youtube.com/watch?v=EokVCi7XSL4

Comunicação Social / Câmpus Águas Lidas com informações da Universidade de Brasília