Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de PLPs realiza mapeamento de instituições que acolhem mulheres em Águas Lindas
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Equipe de PLPs realiza mapeamento de instituições que acolhem mulheres em Águas Lindas

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 20h17 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 11h13

As visitas foram realizadas na Secretaria da Mulher, na DEAM e no Instituto ISA 

imagem sem descrição.

A equipe de Promotoras Legais Populares (PLPs) formada pelas facilitadoras Carla Oliveira, Rosa Maria dos Santos, e pelas cursistas Eridan Araújo, Maria Santina e Isabelle Alves, realizaram na manhã da última terça-feira, 12 de julho, um mapeamento de instituições que atendem às mulheres no município de Águas Lindas de Goiás.

O objetivo era levar as cursistas para conhecerem as ferramentas utilizadas no atendimento às mulheres no município. As visitas foram realizadas na Secretaria da Mulher, na DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e no Instituto ISA (Instituto Social Assistir).

O primeiro local visitado foi a Secretaria da Mulher, localizada no Jardim Querência, onde a equipe teve contato com os trabalhos da assistência social, enfermagem, e dos atendimentos psicológico e jurídico. Na Secretaria também é realizado atendimento pré-natal. O contato pode ser feito pelo telefone: (61) 3613-0701.

Na sequência a equipe visitou a DEAM, no Jardim Querência, local que recebe mulheres vítimas de violência em Águas Lindas e adota medidas protetivas. A instituição possui uma equipe de acolhimento formada por psicóloga, assistente social e delegada.

O último lugar visitado foi o Instituto ISA, localizado no Camping Clube. A instituição não governamental acolhe mulheres vítimas de violência há 5 anos e faz os encaminhamentos necessários. A facilitadora Rosa Maria agradece o acolhimento recebido e conta que em breve planejam realizar uma palestra para alunas do Câmpus Águas Lindas. “Foi uma manhã inteira de visitas e fomos muito bem recebidas por todas. No próximo semestre pretendemos trazer mais cursistas das PLPs”, afirma.

A cursista Isabelle Alves conta que a experiência trouxe uma riqueza de informações acerca dos meios de atendimento e acolhimento disponíveis para as mulheres. “O local que me chamou atenção foi o instituto ISA, não fazia ideia que haveria um lugar de acolhimento para mulheres de diferentes faixas e em situação de vulnerabilidade, sendo de extrema importância, já que muitas se encontram perdidas ao enfrentar situações de violência doméstica, ter um lugar seguro para recorrer faz toda a diferença. Saber que a DEAM encaminha mulheres para um suporte físico, psicológico e jurídico também é relevante pois muitas ainda sentem que não terão um norte pós-denúncia… As medidas protetivas são necessárias, mas acima de tudo o apoio dentro da cidade para resguardar a integridade física e mental dessas mulheres, para que elas tenham suas vida restauradas é algo que deve ser cada vez mais priorizado. Enfim agradeço muito a oportunidade de aprender com as PLPs, conhecer formas e meios a quais recorrer e ajudar outras mulheres”, declara.

 

Confira as fotos das visitas técnicas.

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página