Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas recebe Carreta da Mulher entre os dias 1º e 26 de agosto

Câmpus Águas Lindas recebe Carreta da Mulher entre os dias 1º e 26 de agosto

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 12h01 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 09h32

Solicitação de agendamento deve ser feita na UBS mais próxima

Ação é resultado de uma união entre a esfera federal, municipal e estadual, por meio da chamada gestão tripartite, que é um dos princípios do SUS

Pelo segundo ano consecutivo, o Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe o projeto Carreta da Mulher, resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas. A solenidade de início das atividades foi realizada ontem, 1º de agosto, e teve a participação da Secretária da Mulher e da Família, Sueli Prado, do Secretário de Saúde, Dr. Rafael Mendonça, do vice-prefeito de Águas Lindas, Jorge Amaro, do coordenador da Unidade Regional de Saúde, Glênio Magrini Roque, da diretora interina do Câmpus Águas Lindas, Mariana Magalhães Nóbrega, da reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes, da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa.

Na cerimônia de abertura foi ressaltado que a ação é resultado da união entre a esfera federal, municipal e estadual, por meio da chamada gestão tripartite, que é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). “A realização de exames são fundamentais para a saúde da mulher, pois quanto antes é feito o diagnóstico, melhor a efetividade de tratamento e maiores as chances de cura. Sem dúvida a carreta deste ano será um sucesso novamente, por meio da articulação do poder público, que possibilita o atendimento ao município”, destaca Mariana.

O secretário de saúde de Águas Lindas, Dr. Rafael Mendonça, parabenizou o trabalho em equipe e destacou a importância da saúde ser pensada em conjunto. “A parceria com educação e infraestrutura é muito importante para o alcance de metas para melhoraria da saúde do município”, pontua.

A coordenadora de Interação Escola-Empresa (Cosiee), Camila Roberta, destaca que a ação contempla a missão institucional do IFG promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Nós temos a honra de participar desta ação em prol da atenção à saúde das mulheres do município. Mais uma vez, o IFG Águas Lindas se mostra como um pilar no desenvolvimento da cidade e isso deve ser reconhecido. Ficamos felizes em trazer as pessoas para dentro do câmpus, para que elas reconheçam o IFG como parte pertencente a elas”, declara.

A carreta ficará no câmpus até o dia 26 de agosto e oferece às mulheres exames de mamografia e preventivo de colo uterino. A estimativa é atender mais de 1300 mulheres durante o período. Para solicitar atendimento, é necessário agendar previamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Não será feito agendamento no local.

Veja mais fotos da solenidade de início das atividades.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas