Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Meio Ambiente fazem visita técnica ao aterro sanitário do DF
ESTÁGIO

Estudantes de Meio Ambiente fazem visita técnica ao aterro sanitário do DF

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 11h45 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 12h20

Visita é uma ação de estágio realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Ação faz parte do programa de estágio desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Foi realizada na última sexta-feira, 19/08, uma visita técnica ao aterro sanitário do Distrito Federal, com os estudantes do terceiro ano do curso de Meio Ambiente do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). A visita faz parte do cronograma de ações de estágio desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O aterro fica localizado em Samambaia, região administrativa do DF. O professor Leonardo Ramos, que acompanhou a visita, ressalta que aterros sanitários é uma forma de disposição final de resíduos sólidos ambientalmente adequado.

A estudante Nicole dos Santos conta que anteriormente foi feita uma visita ao lixão de Águas Lindas e com isso puderam fazer a comparação. “A diferença é enorme, principalmente em relação ao cheiro e visualização. Com o aterro sanitário, o lixo é tampado com terra diariamente, evitando o mau cheiro. Os trabalhadores são bem preparados e possuem equipamentos, para não causar impacto ambiental ou acidentes.” Nicole declara ainda que a experiência reforçou a importância de se rever a questão do lixo na cidade.

Com o retorno das aulas presenciais, os alunos de estágio puderam participar de todas as ações ambientais no município, como a participação de vistorias junto com os técnicos ambientais, visita à estação de tratamento de esgoto, entre outros. Nicole afirma que a experiência permitiu diferentes olhares sobre a carreira de ambientalista e que agora pretende continuar os estudos na área de Engenharia Ambiental. O encerramento do programa de estágio está previsto para ocorrer no próximo mês, no Parque Estadual do Descoberto.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas