Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Manhã cultural da VIII Secitec finaliza com apresentação da Orquestra Jovem de Goiás
VIII SECITEC

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h55 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 11h25

Projeto leva música clássica e cultura para comunidades

A manhã cultural do terceiro dia da VIII Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goias (IFG), realizada na última sexta-feira, 21 de outubro, foi finalizada com uma experiência que a comunidade acadêmica não está muito habituada. Por meio de uma parceria estabelecida com a Escola do Futuro Sarah Luisa Lemos Kubitschek, de Santo Antônio do Descoberto, foi possível trazer a Orquestra Jovem de Goiás para se apresentar ao público do IFG.

O coordenador de núcleo da orquestra, Jhonatan Baião, conta que o objetivo do projeto é levar música popular brasileira e erudita para comunidades em situação de maior desigualdade socioeconômica. “Temos instrumentos de difícil acesso, então a nossa ideia é levar essa arte para as comunidades, já que todos saem ganhando com o acesso à cultura", destaca.

A servidora e integrante da comissão da Secitec, Camila Roberta, declara que a educação musical é uma modalidade que precisa ser mais explorada e divulgada, já que a música era utilizada para o ensino da filosofia, lógica e metafísica desde a Grécia clássica. "Desse modo, colocar a comunidade em contato com essa vertente artística, que foi e é base para tantas outras, nos traz sensibilidade e estímulo a novos saberes". Para a servidora, foi gratificante ver o grupo se apresentando. "Se é possível resumir em uma palavra, seria fantástica. Vimos um grupo de pessoas, de diversas idades, com apenas quatro ou cinco meses de estudo, tomarem conta dos ares do IFG. Um trabalho excepcional, que é ofertado gratuitamente à sociedade... Só tenho a agradecer ao diretor, Leandro Nery, ao Jhonatan Baião, coordenador e a todos os alunos e professores que se dispuseram a nos presentear nesse dia. Foi realmente um presente”, finaliza.

Já o integrante da orquestra, Adenilson Júnior, que está aprendendo violão, diz que gostou da vinda ao câmpus. “O importante de saber um instrumento é poder levar a música para a vida das pessoas”, declara.

Veja mais fotos da apresentação.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas