Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Promotoras Legais Populares se consolida como projeto de extensão do IFG
EXTENSÃO

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 10h05 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 17h10

Segunda turma do Câmpus Águas Lindas homenageia PLP pioneira do município, Rosa Maria dos Santos

Segunda turma formou-se no último sábado, 26/11, com treze alunas

Com objetivo de romper com o ciclo de violência contra a mulher, formou-se no último sábado, 26/11, a segunda turma de Promotoras Legais Populares (PLPs) de Águas Lindas de Goiás. A turma leva o nome Rosa Maria Silva dos Santos, em homenagem à PLP pioneira do Distrito Federal e entorno.

No total, formaram-se 13 PLPs, que passaram a ser facilitadoras, com o intuito de repassar o conhecimento e exigir que os direitos das mulheres sejam respeitados.

A formatura teve início às 9h, com mesa de abertura formada pela coordenadora do curso, professora Alice Gabriel, pela gerente de pesquisa e extensão, professora Mariana Magalhães, pela coordenadora acadêmica, professora Flávia Araújo, e pela PLP homenageada, Rosa Maria Silva dos Santos.

A mesa de abertura destacou que as PLPs integram a rede nacional de educação popular feminista em direitos humanos na América Latina, que adota o tripé da informação, coragem e afeto.

Segunda turma leva o nome Rosa Maria, PLP pioneira do Distrito Federal e entorno
Rosa Maria dos Santos, PLP pioneira do Distrito Federal e entorno, é homenageada pela segunda turma de Águas Lindas de Goiás

Em sua fala, Rosa Maria relembrou o início de sua trajetória, em 2011, e agradeceu a surpresa de ser a homenageada pela turma. "É uma grande conquista chegar aqui com o curso das PLPs sendo ofertado como extensão pelo IFG", declarou. Rosa Maria concluiu lendo o poema “Se eu pudesse deixar um presente para você”, de Mahatma Gandhi.

Inicialmente como um projeto de extensão da Universidade de Brasília, a partir de 2022, o curso de Promotoras Legais Populares começou a ser ofertado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), com a formação de turmas em Águas Lindas de Goiás e Jataí.

Ação de extensão

Como atividade de conclusão escolhida pelas cursistas, foi realizada no dia 19/11, uma palestra gratuita sobre direitos das mulheres e combate à violência doméstica, com a delegada Thamires Ávila, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). A ação foi aberta à comunidade e teve como tema "Diga não à violência doméstica".

Veja mais fotos da formatura da turma Rosa Maria dos Santos.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas