Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas participa do 5º Seminário de Assistência Estudantil

Câmpus Águas Lindas participa do 5º Seminário de Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 11h34 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 12h48

Programação foi realizada em formato híbrido em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão

O 5º Seminário de Assistência Estudantil, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Goiás (IFG), aconteceu de 12 a 14 de abril, e também teve a sua programação presencial no Câmpus Águas Lindas, realizada pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE).

A quinta edição do Seminário de Assistência Estudantil teve como tema: "Da Assistência Estudantil que temos à Assistência Estudantil que queremos: estratégias e ações para sua reestruturação". O evento foi realizado em formato híbrido e contemplou questões mais gerais da Assistência Estudantil, via canal IFG Comunidade, e também as questões específicas em atividades presenciais de cada câmpus.

Dessa forma, o protagonismo do evento local foi dado aos estudantes, para que eles escolhessem tanto o formato da atividade, quanto as temáticas a serem trabalhadas. Além disso, foi possível contar com a participação de outros setores e organizações, como a CAPD, NAPNE, coordenações de cursos, CPPIR e o Coletivo LGBTQIA+ Dandara dos Santos.

No dia 12 de abril, foi realizada a transmissão da mesa de abertura: “Da Assistência Estudantil que temos à Assistência Estudantil que queremos: estratégias e ações para sua reestruturação”, no auditório do câmpus.

Já no dia 13 de abril, das 9h às 12h, aconteceu no câmpus a mesa redonda: “Limites e Possibilidades para a permanência e êxito de todes”, com a assistente social Flávia Brito, o professor Hélio de Souza e o estudante Higor Medrado.

Já no período vespertino, das 14h às 17h, foi realizada a mesa redonda “A Assistência Estudantil constrói a formação cidadã: o respeito à diversidade existencial em questão”, com os convidades João Lúcio (pesquisador e militante LGBT), a Federação Regional Afro Religiosa de Águas Lindas de Goiás e Coletivo de Mulheres Trans de Águas Lindas.

Essa é a primeira vez que acontece o Seminário de Assistência Estudantil nos câmpus. Para a assistente social Flávia Brito, o evento foi muito importante e necessário. “Conseguimos trabalhar a Assistência Estudantil em seu conceito ampliado, multidisciplinar e intersetorial, buscando romper o paradigma de que esteja ligada somente ao repasse de recursos financeiros, de modo que os estudantes fossem sujeitos do processo”, finaliza.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas