Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG oferta mais de 1400 vagas em dois vestibulares
GRADUAÇÃO 2024/1

IFG oferta mais de 1400 vagas em dois vestibulares

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 09h21 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 17h18

As inscrições são gratuitas e os cursos são presenciais. Há vagas, nas duas seleções, para 49 cursos, distribuídos em 14 câmpus da Instituição

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de seu Centro de Seleção, abriu nesta segunda-feira, 21 de agosto, inscrições para dois de seus processos seletivos: o Vestibular Enem e o Vestibular IFG. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Estude no IFG > seleções em andamento > Vestibular.

Os interessados podem fazer as inscrições para o Vestibular Enem até 15 de novembro e, para o Vestibular IFG, até 30 de outubro.

Seleção

As vagas dos cursos de graduação oferecidos pelo IFG no primeiro semestre de 2024 serão preenchidas por até três processos seletivos: Vestibular Enem 2024/1 e Vestibular IFG 2024/1, regidos pelos editais divulgados nesta segunda-feira, e SiSU 2024/1, a ser divulgado futuramente.

O processo seletivo será realizado por três sistemas de preenchimento de vagas: o Sistema Universal, a Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012 | “Lei de Cotas”) e a Política de Ações Afirmativas do IFG (Resolução nº 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG).

Em relação à Política de Ações Afirmativas do IFG, as vagas que dizem respeito a essa Política serão ofertadas no Vestibular IFG 2024/1. Caso essas vagas não sejam preenchidas, elas poderão ser destinadas para o Sistema Universal do processo do Vestibular IFG e do Vestibular Enem.

A seleção dos candidatos pelo Vestibular Enem será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2013 a 2023, segundo escolha dos candidatos. Já no caso do Vestibular IFG, haverá prova de redação, marcada para o dia 10 de dezembro.

Para as duas seleções, haverá teste específico de habilidade em Música para os candidatos a uma das vagas do curso superior de Licenciatura em Música, ofertado no Câmpus Goiânia.

Vagas e cursos

Ao todo são ofertadas 1484 vagas, sendo 1000 para o Vestibular Enem e 484 para o Vestibular IFG. As vagas estão distribuídas entre os 14 câmpus do IFG e os diversos cursos de graduação ofertados pela Instituição. Os cursos são presenciais.

Confira o quadro de vagas das duas seleções no Câmpus Águas Lindas:

VESTIBULAR ENEM

CÂMPUS

TURNO

Águas Lindas

Licenciatura em Ciências Biológicas

Noturno

VESTIBULAR IFG

CÂMPUS

TURNO

Águas Lindas

Licenciatura em Ciências Biológicas

Noturno

6*

*As vagas ofertadas neste curso atendem somente à Política de Ações Afirmativas do IFG, conforme demonstrado no Quadro de Distribuição de Vagas presente no item 12.5 do Edital do Vestibular IFG 2024/1.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página Estude no IFG, ir para o link Vestibular, escolher qual seleção será realizada e preencher o Requerimento de Inscrição, conforme as instruções presentes na página eletrônica. Na inscrição, o candidato deverá optar por participar do Processo Seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas.

No caso do Vestibular Enem, ao preencher o Requerimento de Inscrição, o candidato deverá informar qual ano do Enem ele vai utilizar para pontuar. Ele não poderá informar CPF de terceiro, porque é pelo CPF que será realizada a consulta ao banco de dados do Ministério da Educação para validação e conhecimento das notas do Enem. Se o candidato não informar seu próprio CPF ou caso os dados informados não constarem na base de dados de participantes do ENEM entre os anos de 2013 e 2023, ele estará automaticamente eliminado.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.