Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas conquista medalha de ouro na 8ª Olimpíada Brasileira GeoBrasil
8ª OBG

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 14h03 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 11h57

Essa é a segunda vez que o câmpus participa da competição, que é composta por fases online e presencial

Os estudantes do Câmpus Águas Lindas do Instituo Federal de Goias (IFG) ganharam medalha de ouro na 8ª edição da Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB). Divididos em duas equipes, os alunos foram orientados pelos docentes da área de Geografia, Flávia Araújo e Rafael Monteiro, que resolveram todas as provas de forma conjunta.

Essa é a segunda vez que o Câmpus Águas Lindas participa da competição e leva a medalha de ouro. A Olimpíada é composta de duas partes: as etapas online a nível estadual (três fases) e a etapa presencial, com equipes classificadas por estados.

Para competição, formaram-se os seguintes grupos: orientados pela professora Flávia Araújo, a Equipe Arúspices, formada pelos alunos Daniel Henry, Daniel Prado e Karyne Mendes e a Equipe IFGeanos, composta pelos alunos Higor César, Michelly Lorranne e Mariana de Oliveira. E orientados pelo professor Rafael Monteiro, a Equipe Sol de Verão, formada pelos alunos David Araújo, José Leandro e Raiany Beatriz, e a Equipe Geogênios, composta pelos alunos Carlos Eduardo, Gabriel Lima e João Araújo.

No ano de 2023, a primeira fase online ocorreu no período de 7 a 11 de agosto, com o acerto de 91,08% da prova. A segunda fase online ocorreu no período de 14 a 18 de agosto e as equipes fizeram 90,08%. A terceira fase, também online, ocorreu de 21 a 23 de agosto e as equipes acertaram 93,39% da prova. O resultado final e a classificação das três primeiras fases foi publicado no dia 11 de setembro. As equipes do Câmpus Águas Lindas não se classificaram para a última fase, mas ganharam medalha de ouro.

A professora Flávia Araújo destaca que eventos dessa natureza primam pela competição, mas tem o objetivo de criar um espaço de colaboração e difusão de boas práticas de ensino. A professora conta que os estudantes ficaram muito surpresos e alegres com a conquista da medalha de ouro: “Agradecemos aos professores que colaboraram na resolução de algumas questões da prova: Bruno Cesar Rodrigues Lima (área Matemática), Leonardo Ramos da Silveira e Renato Welmer Veloso (área Engenharia Ambiental), e os professores externos Patrícia Soares e Henrique Machado (UEMG/Campus Ituiutaba)”.

Para os estudantes, a medalha de ouro foi resultado de um grande esforço e aprendizado. “A experiência na olimpíada foi muito boa, pudemos aplicar os nossos conhecimentos sobre os temas e aprender novas temáticas, o que nos rendeu um resultado ótimo, fruto do nosso esforço e da ajuda indispensável dos professores”, conta a aluna Karyne Mendes.

O aluno Higor César conta que participar pelo segundo ano consecutivo da OBG motivou mais equipes a faz parte da olimpíada. "Apesar de ser uma experiência desafiadora, com o trabalho de todos conseguimos alcançar, mais uma vez, a medalha de ouro. Isso porque nós acreditamos e defendemos a educação pública, gratuita e de qualidade”, declara.

Essa foi a primeira vez que a aluna Raiany Beatriz participou da olimpíada escolar, e conta que já está aguardando pelas próximas. “A experiência de participar das olimpíadas foi simplesmente incrível. O trabalho em equipe e a forma em que realizamos a prova me despertou o interesse de participar novamente, não só em olimpíadas de geografia, mas também de outras áreas.”

Já o aluno Carlos Eduardo agradece a união de todas as equipes na resolução das provas e o empenho dos professores. "Mais uma vez os institutos federais mostram seu peso e sua significância na educação brasileira”, pontua.

Orientador de duas equipes, o professor Rafael Monteiro conta como foi participar do evento. “Participar da Olimpíada Brasileira de Geografia foi uma experiência muito proveitosa. Foi minha primeira participação como orientador e o que mais gostei foi da interação que houve entre todas as equipes. Na verdade, Flávia e eu fizemos um trabalho de cooperação que garantiu aprendizado para todo mundo, pela troca de conhecimentos e aposta na coletividade. A medalha de ouro trouxe um sentimento de ter valido a pena fazer do modo que fizemos”, declara.

Os orientadores finalizam afirmando que os estudantes do Câmpus Águas Lindas são destaque e resistência em um contexto de poucos recursos, por isso, é preciso valorizar e defender a educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pelos institutos federais em todas as regiões do país.

Confira aqui o Resultado das Fases Online.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas