Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de análise físico-química da água é apresentado em evento internacional
INTERNACIONAL

Projeto de análise físico-química da água é apresentado em evento internacional

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 12h15 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 12h13

Pesquisa foi apresentada no XXV Encuentro Internacional Humbold, em Luján, província de Buenos Aires, Argentina

O projeto de iniciação científica (PIBIC-EM) intitulado “Análise físico-química da água destinada ao consumo humano em Águas Lindas de Goiás” foi apresentado pela estudante Michelly Lorranne, durante XXV Encuentro Internacional Humbold, que ocorreu nos dias 18 a 22 de setembro em Luján, província de Buenos Aires, Argentina.

Em 2023, a temática do evento foi “O regresso da Geografia” e teve o trabalho apresentado no eixo de Problemáticas Urbanas. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), Michelly Lorrane e Erick Gabriel, orientados pelo professor Leonardo Ramos.

O estudo verificou a qualidade da água para o consumo após o tratamento, tendo como base os parâmetros de qualidade e as normativas existentes no país. Os resultados demonstraram que a água para consumo está de acordo com a Portaria de Potabilidade vigente, n°888 de 2021.

Para a aluna Michelly, pesquisas nessa área devem ser cada vez mais incentivadas e divulgadas, uma vez que a água é um recurso essencial para manutenção da vida humana. A estudante declara que participar do evento foi uma oportunidade rica de trocas na área científica e cultural. “É muito gratificante que estudantes de nível médio tenham a oportunidade de participar de eventos como esse... Além de apresentar o meu trabalho e levar um pouco da realidade do nosso município, eu também levo pra casa muito conhecimento adquirido em uma experiência única de confraternização cultural que o encontro proporciona” conclui.

O professor Leonardo pontua que os desafios encontrados no desenvolvimento da pesquisa é a falta de uma estrutura consolidada para realizar ensaios em laboratório na área de saneamento.

O trabalho foi também foi apresentado no Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (19 a 22 de setembro) e no Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal e da UnB (26 a 29 de setembro).

Michelly (estudante Meio Ambiente), professor Leonardo (orientador) e Erick (estudante Meio Ambiente) apresentam o trabalho no Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal e da UnB

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas