Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 2 mil pessoas participaram de eventos do Câmpus Anápolis
Secitec/Simpeex

Mais de 2 mil pessoas participaram de eventos do Câmpus Anápolis

Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 17h23 | Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 16h41

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis realizou, no período de 01 a 06 de fevereiro de 2021, a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec). Esse evento foi realizado concomitantemente ao IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex); o I Seminário de Internacionalização; o 13º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e a I Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Todas as atividades envolveram os 14 câmpus do IFG.

O evento contou com a participação de alunos e servidores dos diversos câmpus do IFG. Ao todo, mais de 2 mil pessoas participaram das palestras, dos minicursos, das mesas redondas e das oficinas propostas pelo Câmpus Anápolis. Todas as atividades foram transmitidas com o auxílio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), bem como de outros meios e ferramentas necessários para garantir a qualidade do evento e a segurança de todos participantes. A programação foi composta de atividades síncronas, assíncronas e híbridas respeitando os protocolos de segurança em razão da pandemia da Covid-19.

Durante o evento, a diversidade temática permeou os debates e possibilitou a integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão na instituição. Foi uma oportunidade de encontro de pesquisadores de diferentes áreas que, motivados pela temática geral do evento: “conhecimentos e diálogos que transformam”, promoveram reflexões sobre os caminhos da ciência e da tecnologia em nossa sociedade contemporânea. “Assim, mesmo diante da complexidade temática e do rigor científico das pesquisas, os pesquisadores tornaram suas reflexões acessíveis aos mais diversos públicos, pois suas exposições estavam atreladas ao contexto histórico e social das descobertas. Ao lado disso, o evento demonstrou a riqueza e a diversidade como mola propulsora das atividades acadêmicas que perpassam a pesquisa, a extensão e o ensino no Câmpus Anápolis”, ressalta o coordenador geral do evento local e gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Anápolis, professor Jacques Elias Carvalho.

DESTAQUE PARA ESCRITA E LITERATURA

Durante a VIII Secitec do Câmpus Anápolis, foi realizada a oficina – “Em poucas palavras: introdução à escrita de microcontos e Narrativas curtas”. O resultado do trabalho coletivo foi organizado pelo professor José Fábio da Silva, responsável pela oficina. Os 56 microcontos dos mais variados estilos e gêneros podem ser conferidos AQUI.

Produções textuais também foram destaques no 2º Concurso Literário do IFG-Câmpus Anápolis. A seguir, é possível conferir a lista completa dos ganhadores e as produções (para ler, basta clicar nos títulos)**:

CATEGORIA - POESIA

1º Lugar - CARLOS ANTÔNIO GOMES NUNES

Texto: Balões

2º Lugar - MARILANE LUSTOSA DA SILVA

Texto: Por você

3º Lugar - MARIANY CRISTINA RIBEIRO SOBRINHO

Texto: A maldição da minha mente

CATEGORIA - CONTO

1º Lugar - MYRLEY VITÓRIA BARROS DE ALMEIDA

Texto: Infectados

2º Lugar - AMANDA ELIZA DE FREITAS MORAES

Texto: O conto da estrela

3º Lugar - GABRIELLA GONÇALVES VIEIRA

Texto: O primeiro Girassol

CATEGORIA - CRÔNICA

1º Lugar - JOSÉ ARTHUR LEITE CARVALHO

Texto: O vaso sem nenhum valor

2º Lugar: MÁRIO FELIPE TELES NUNES

Texto: Bala sem destinatário

3º Lugar: CINDY CAMPOS LEWERGGER

Texto: Manhê! Posso brinca lá fora.?

**Obs: Os textos estão apresentados aqui tais como foram apresentados para o concurso, portanto podem apresentar desvios gramaticais.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis