Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NUPEDEA se consolida pela atuação na formação docente e educação ambiental
Início do conteúdo da página
CAMPANHA “JUNTOS PELA PESQUISA”

NUPEDEA se consolida pela atuação na formação docente e educação ambiental

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 17h02 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 15h54

O grupo desenvolve diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão e tem relação próxima com a comunidade do entorno do IFG Anápolis

imagem sem descrição.

O Núcleo de Pesquisa e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) tem como principais linhas de pesquisa a formação de professores e a educação ambiental. Ele foi o segundo grupo de pesquisa constituído no âmbito do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis, tendo sido cadastrado no Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2014. O grupo é classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dentro da área de Ciências Ambientais. Atualmente, o NUPEDEA é formado por oito docentes de diversas áreas do conhecimento e 39 discentes de diferentes níveis de formação. Sua atuação se dá no sentido de articular as dimensões ensino-pesquisa-extensão, buscando a possibilidade de emancipação e transformação de todos os envolvidos – pesquisadores, estudantes, servidores e comunidade externa. 

Projeto de Ensino de Ciências no Planetário Digital de Anápolis

Na dimensão do ensino, uma das iniciativas já realizadas pelo NUPEDEA foi o “Projeto de Ensino de Ciências no Planetário Digital de Anápolis”, que foi desenvolvido em 2019 por estudantes vinculados ao grupo e teve como objeto o ensino da Química em uma perspectiva interdisciplinar com Astronomia, tendo como público-alvo alunos de escolas da rede municipal de Anápolis. Dois projetos de ensino têm sido desenvolvidos em 2021. São eles: 1. “O Ensino no cultivo orgânico de alimentos para o combate à fome no contexto da COVID-19”, que é destinado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFG Anápolis em situação de vulnerabilidade social e articula-se com esta iniciativa; 2. “Aprimorando Conhecimentos”, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e correção de falhas de compreensão do conteúdo no contexto de aulas remotas.

Já entre os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo NUPEDEA, evidenciam-se os seguintes: 1. “A educação ambiental com agricultores familiares frente ao uso/consumo de agrotóxicos”, que é um projeto criado em 2014 e até hoje executado na zona rural do distrito de Joanápolis; 2. “Os discursos docentes sobre os usos das tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Goiás”, o qual tem caráter contínuo; 3. “A formação de professores em espaços diversificados”, ação também de fluxo contínuo que tem em sua trajetória estudos realizados na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; e 4. “Quantificação de Fontes Pontuais e Difusas de Poluição Hídrica em Meios Urbanos”, que articula um levantamento para quantificar e estimar a carga poluidora de metais tóxicos provenientes das águas superficiais que atuam na bacia hidrográfica do córrego Botafogo, em Goiânia – GO, e também para avaliação e monitoramento da qualidade de água dos parques públicos urbanos goianienses. Todos esses quatro projetos sinalizam a perspectiva de apresentar soluções e planos inovadores para os desafios encontrados pelos pesquisadores. 

Projeto - A educação ambiental com agricultores familiares frente ao uso/consumo de agrotóxicos

Dentre os projetos de extensão que já contaram com a participação dos membros do grupo, três podem ser citados: 1. "A alfabetização e letramento de idosos", articulado em parceria com a Associação Mãos e Sonhos; 2. "As escolinhas de esporte/educação de crianças em situação de vulnerabilidade social", desenvolvido em parceria com a Associação Amor ao Próximo). 3. "A horta comunitária do IFG", projeto que distribuiu alimentos a dezenas de famílias do entorno do câmpus e proporcionou o aprendizado de técnicas de agricultura orgânica através de cursos ministrados.

  

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE EXTERNA

O NUPEDEA surgiu voltado para os dilemas socioambientais no entorno do Câmpus Anápolis. Assim, as situações adversas à vida permearam uma práxis formativa para além dos muros do IFG, e desde então, busca-se a formação de pessoas pela ciência com engajamento nas questões socioambientais. O grupo tem a sua relação com a comunidade externa como um dos seus pontos mais marcantes, por meio de diversas ações, como oficinas e reuniões de confraternização, o que reforça o caráter acolhedor do grupo.

 

 

 

PARCERIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Outro destaque importante corresponde às parcerias nacionais e internacionais construídas pelo NUPEDEA pela aproximação acadêmica ou formalizadas por protocolos de cooperação e convênio com pesquisadores do Brasil e exterior. No âmbito internacional ressalta-se a parceria firmada com o doutor Joaquim-Antonio Paredes-Labra, pesquisador e coordenador do Programa de Doutorado em Educação na Universidad Autonoma da Madrid, Espanha. Essa aproximação resultou nos primeiros passos para a constituição de uma Rede Internacional de Pesquisas, que proporcionou o intercâmbio de pesquisadores, publicação de artigos, elaboração conjunta de métodos e materiais didáticos. No âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu gerou a colaboração nos trabalhos de pesquisas e participação em bancas de defesa de mestrado e doutorado por pesquisadores do Brasil na Europa e vice-versa.

Outra parceria internacional consiste na estabelecida com a pesquisadora colombiana, doutora Zully Cuéllar Lópes, da Universidad Surcolombiana. Ao longo de quatro anos os pesquisadores do NUPEDEA têm desenvolvido reuniões de estudos, planejamento e desenvolvimento de projetos para a formação docente por meio da pesquisa em educação. Os pesquisadores do Brasil, Espanha e Colômbia já estiveram em intercâmbios institucionais, desenvolvendo atividades acadêmicas por meio de ministração de palestras, participação em reuniões de trabalho e visitas a campos de estudos.

         

 

INTERAÇÕES COM MESTRADOS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O NUPEDEA mantém também interações com o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e em breve com o Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), ambos vinculados ao IFG. Essas interações emergem dos diálogos estabelecidos entre as pesquisas desenvolvidas no Programa e as temáticas de investigação do grupo e até o momento já foram defendidas e/ou estão em andamento 12 dissertações de mestrado.

Livros da coletânea “AMBIENTE EM FOCO”, organizada pelo NUPEDEA

O NUPEDEA corresponde a um dos grupos de maior produtividade acadêmico-científica do Câmpus Anápolis. Esta produtividade é constatada pela participação e organização de eventos importantes como foi no “Seminário Internacional sobre Água e 8o Fórum Mundial das Águas”, publicações de artigos em periódicos qualis A1, apresentações em congressos nacionais e internacionais – nestes destaca-se o congresso no Japão, publicação de livros e capítulos de livro, dentre outros. Outro destaque importante corresponde a coletânea “AMBIENTE EM FOCO” organizada pelo NUPEDEA. Três volumes já foram lançados, contemplando a participação de diversas pessoas. É importante mencionar ainda a iniciativa de pesquisadores do NUPEDEA na produção de livros infantis, como este

  

PLANOS PARA 2022

O NUPEDEA iniciará, no primeiro semestre de 2022, o desenvolvimento de nove projetos de pesquisa com temáticas diversas, como sustentabilidade e aproveitamento de materiais e divulgação e popularização da ciência por meio de livros infantis. Emergentes destas propostas idealizadas estão em andamento a orientação de nove seguintes projetos ligados a programas institucionais de iniciação científica, todos contemplados por bolsas do CNPq ou IFG. A equipe do NUPEDEA também planeja a oferta de cursos de formação que serão ministrados a partir de 2022 em que serão tratados assuntos gerais no desenvolvimento de uma pesquisa e serão apresentados em nível inicial, médio ou avançado. Serão ministrados por especialistas e pesquisadores do grupo sendo destinados aos estudantes e professores.

A equipe do NUPEDEA pode ser contatada pelo seguinte e-mail: nupedea@gmail.com Em breve o grupo planeja lançar um espaço de divulgação institucional sobre suas ações e projetos que poderá ser acessado pelo link a seguir: www.nupedea.com

 

Conheça o espaço destinado ao NUPEDEA na plataforma IFG Produz, que dispõe sobre os membros atuais e detalhes da produção científica do grupo CLICANDO AQUI

 

Veja a seguir o vídeo de apresentação do NUPEDEA na campanha:

 

 

 

Essa reportagem especial faz parte da campanha “Juntos pela Pesquisa”, promovida pela Coordenação de Comunicação Social do IFG Anápolis com o objetivo de divulgar o trabalho que tem sido realizado pelos sete grupos de pesquisa em atividade no câmpus. Saiba mais sobre essa campanha, clicando aqui.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis com informações recebidas da liderança do NUPEDEA

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página