Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Discussões do PPPI apontam fortalecimento do IFG como instituição pública
Congresso Institucional

Discussões do PPPI apontam fortalecimento do IFG como instituição pública

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 08h10 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 08h10

Entre as propostas já aprovadas está o dimensionamento de turmas entre 30 e 40 alunos

A discussão e votação das propostas de atualização do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do Instituto Federal de Goiás (IFG) avançaram na manhã de hoje, 19, com debates sobre a política de pesquisa da Instituição e as estratégias para o seu desenvolvimento. A plenária prossegue até amanhã, quando os delegados ao Congresso Institucional devem finalizar a apreciação do documento.

Segundo o coordenador-geral da Comissão Central Sistematizadora (CCS), Weber Tavares da Silva Filho, o andamento dos trabalhos está de acordo com o planejamento e será possível concluir a votação das 244 propostas de alterações, entre modificações, inclusões e supressões no documento atual.

Ele avalia que os debates estão sendo produtivos e de alto nível e afirma que as decisões já tomadas privilegiam o projeto de uma instituição pública, gratuita e que tem importante papel social a cumprir. “Para citar um exemplo, havia um movimento pela oferta de cursos não gratuitos. Isso foi barrado pela plenária”, comentou.

Ele citou também que entre as propostas já aprovadas estão a confirmação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como prioridade institucional; a obrigatoriedade da oferta do ensino de educação física e artes e a garantia de inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua adicional (caso do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) e como segunda língua para os demais cursos.

Também já foi aprovada a proposta de novo dimensionamento das turmas no ato do ingresso nos cursos ofertados pelo IFG. Os delegados aprovaram que as turmas deverão ter o mínimo de 30 e o máximo de 40 alunos, considerando decisão dos conselhos de câmpus. O PPPI que está sendo atualizado previa turmas de no máximo 30 alunos.

As plenárias dessa segunda fase do Congresso Institucional do IFG estão sendo realizadas no salão de eventos da Umuarama Plaza Hotel, em Goiânia. Após a aprovação da minuta do novo PPPI, o Congresso Institucional terá continuidade com novas atividades programadas para o dia 28 de setembro, para o período de 8 a 11 de outubro e de 5 a 9 de novembro.

No próximo dia 28 de setembro, no Câmpus Aparecida de Goiânia, serão realizadas as discussões do Grupo de Trabalho Temático Geral (GTTG), a respeito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em seus eixos Extensão e Pesquisa. Entre os dias 8 e 11 de outubro, ocorrerá no Câmpus Goiânia a discussão do GTTG sobre o PDI nos eixos Ensino e Gestão. Por último, o Congresso Institucional debate o documento final do PDI entre os dias 5 a 9 de novembro, em Goiânia.

Mais informações estão disponíveis na página do Congresso Institucional.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.