Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor e estudantes do IFG aprovam projetos no Edital de Audiovisual do FAC-GO
BACHARELADO EM CINEMA

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 11h09 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 11h32

Foram seis projetos aprovados ligados ao Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Câmpus Cidade de Goiás.

O Fundo de Arte e Cultura de Goiás divulgou na quarta-feira (17/10) o resultado final do Edital nº 20/2017 – Fomento ao Audiovisual. Seis projetos que constam na lista dos aprovados foram elaborados por profissionais e estudantes ligados ao Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Câmpus Cidade de Goiás.

O professor Renné França, diretor do premiado filme de terror “Terra e Luz”, aprovou dois novos projetos na modalidade Desenvolvimento de Roteiros de Longa-metragem, cada qual no valor de R$ 80 mil. Para Renné "Contar histórias sempre foi uma forma de resistência e de aprendizado e o cinema está aí para isso também". "Distopia" e "O Jardim" são histórias de fantasia que passam, segundo Renné, por gêneros pouco explorados no cinema brasileiro, mas que são uns dos seus preferidos. "Os considero com grandes potenciais em tratar temas sérios de maneira alegórica. Distopia é ficção científica, uma trama sobre viagem no tempo e escolhas que fazemos na vida. O Jardim é uma fantasia misturada com suspense, sobre um lugar mágico para o qual as pessoas fariam qualquer coisa para conseguir entrar. Mas paro por aqui porque não quero dar spoilers antes mesmo de escrever" comentou Renné.

Dois estudantes que se formam este ano na primeira turma do Bacharelado em Cinema e Audiovisual aprovaram projetos na modalidade Produção de Curta – Diretor Iniciante, e receberão por tais projetos a quantia de R$ 50 mil para a realização de suas obras audiovisuais. O aluno Alexandre Lopes Bezerra (8º período), aprovou a realização de seu curta “Aflame” e Elder Patrick dos Santos (também do 8º período), foi aprovado com o projeto “A Bola da Vez”. Os dois projetos foram desenvolvidos na disciplina Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, ministrada pelo professor Carlos Cipriano no semestre passado. Para Elder o acompanhamento e o suporte que o Bacharelado em cinema do IFG, através da grade de disciplinas, disponibiliza em relação às políticas e aos negócios da indústria cinematografia brasileira é destaque e aponta para rumos de sustentabilidade econômica dessa atividade a partir da profissionalização. "A disciplina ministrada pelo professor Carlos Cipriano é um exemplo dessa política educacional que resulta em grande quantidade de projetos aprovados nas leis de incentivo do Estado de Goiás comprovando a eficiência na formação de profissionais que saibam lidar com as questões executivas de seus projetos. Os bons resultados são fruto de um trabalho sólido desenvolvido por professores incríveis ao longo dos três primeiros anos do curso" completou o aluno Elder Patrick.

Outro estudante do 8º período de Cinema e Audiovisual, o diretor Pedro Otto, também aprovou um projeto na modalidade Desenvolvimento de séries de TV com produção de episódios piloto (Documentário), e receberá o prêmio de R$ 180 mil para sua realização. O projeto “Meu Araguaia Seu” foi aprovado em nome da AAAMIGOS - Associação de Artesãos e Artistas Amigos de Goiás e concretizará um trabalho de anos de pesquisa, levando para as telas da TV o olhar deste estudante sobre a bacia do Rio Araguaia.

O estudante Matheus Leandro de Amorim (6º período de Cinema e Audiovisual) aprovou um projeto na modalidade Produção de Curta-metragem, no valor de R$ 110 mil. O roteiro de “Capitão Tocha” foi escrito pelo estudante, que também será o diretor do curta. O projeto foi aprovado no nome da produtora audiovisual Rosa dos Ventos Filmes, de Anápolis, da qual Matheus é sócio-proprietário.

Para o professor Carlos Cipriano "Os projetos aprovados em diferentes modalidades ilustram as possibilidades de atuação do egresso de Cinema e Audiovisual em diferentes mídias, além de demonstrarem que esse curso recentemente criado no interior de Goiás é capaz de fomentar ações que aos poucos vão sinalizando a constituição de núcleos independentes de produção em torno das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IFG - Campus Cidade de Goiás".

Veja a lista completa dos aprovados https://fundoculturalgoias.seduce.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Resultado-Final-Edital-Audiovisual-2017-corrigido-1-1-1.pdf

Comunicação Social Câmpus Cidade de Goiás com informações do professor Carlos Cipriano